Aprenda a brincar com Shapes Up

Hoje te presentamos o Shapes Up, um jogo ideal para divertir-se com os amigos e familiares que ajudará às crianças a melhorar sua acuidade visual e sua inteligência lógica-matemática.

Que benefícios proporciona este jogo às crianças?

1. Com este divertido jogo, as crianças porão à prova a sua rapidez mental, melhorando assim a sua inteligência visual-espacial: competências cognitivas como a atenção e a capacidade de observação para resolver problemas.

2. Também as ajuda a melhorar a sua inteligência lógico-matemática e a sua capacidade de concetualizar as relações lógicas entre ações e símbolos.

3. Para além disso, é um jogo pensado para jogar com amigos e familiares. Ao melhorar as competências sociais, fomenta-se a empatia e a comunicação com os outros, melhorando a sua inteligência interpessoal juntamente com valores como o respeito e a aceitação de ganhar ou perder.

Como jogar?

O objetivo principal do jogo é ser o primeiro a cobrir completamente o tabuleiro com as figuras translúcidas às cores.

1.Preparamos o jogo: Distribuímos um tabuleiro a cada jogador. Organizamos as figuras em montes segundo a sua forma e tamanho e, depois, baralhamos bem cada monte. Depois, colocamo-las nos espaços correspondentes da bandeja.

– Se houver 2 jogadores: utilizamos 16 triângulos pequenos, 17 grandes e 8 quadrados.
– Se houver 3 jogadores: utilizamos 24 triângulos pequenos, 24 triângulos grandes e 12 quadrados.
– Se houver 4 jogadores: utilizamos todas as figuras.

2. O jogo começa com um jogador a lançar o dado e, conforme a imagem que lhe sair, tem de pegar na figura indicada da bandeja.

Triângulo grande: pegamos num triângulo grande.
Triângulo pequeno: pegamos num triângulo pequeno.
Quadrado: pegamos num quadrado
Mão: roubamos uma peça a um dos nossos adversários. Apenas podem ser roubadas as figuras que tocam o rebordo do tabuleiro. Também aquelas que o seu adversário tenha recolhido e que ainda não tiver colocado no tabuleiro. Caso os outros jogadores não tenham peças que possam ser roubadas, pode ser recolhida qualquer uma que esteja na parte superior da bandeja de figuras.

3. Coloque a figura no seu tabuleiro de jogo. A figura deve encaixar perfeitamente dentro das linhas do tabuleiro e não deve ultrapassar os limites do tabuleiro.
As figuras que têm a mesma cor apenas podem tocar-se pelas pontas, não pelos rebordos.


Precisa de reorganizar o tabuleiro? Em vez de lançar os dados, as figuras do tabuleiro podem ser reorganizadas. Dê a volta à ampulheta e não perca tempo! Apenas dispõe do tempo indicado pela ampulheta.

O primeiro jogador que cobrir o tabuleiro é o vencedor!

Gostou Shapes Up? Pode encontrá-lo nas nossas lojas e no site da Eurekakids.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *