Quem disse que a matemática era aborrecida?

A matemática é muito importante para o desenvolvimento social e cultural das crianças e é por isso que devemos incentivar a curiosidade delas pelos números, contribuindo para a aquisição de capacidades de resolução de problemas que serão muito importantes ao longo da vida. Sendo esta ciência muitas vezes vista como difícil e chata, é fundamental fomentar o gosto por esta ciência e desenvolver formas divertidas para construção de algumas noções matemáticas. Nessa difícil tarefa, tanto professores como pais têm um importante aliado: o jogo!

A apresentação de jogos de matemática às crianças é essencial, na medida em que possibilitam uma aprendizagem baseada nos próprios erros e nos erros alheios. Além disso, é preciso ter em conta que um contexto em que novos conteúdos matemáticos são adquiridos sem a presença constante do medo do fracasso é propício ao desenvolvimento de mecanismos psicológicos básicos fundamentais, nomeadamente a memória, a atenção, a concentração, a perceção, a procura de estratégias de resolução de problemas. Com o uso de jogos educativos de matemática, esta disciplina deixa de ser encarada pelas crianças como aborrecida e passa a ser sinónimo de diversão.

É possível introduzir os mais novos no mundo da matemática desde muito cedo. Por exemplo, a partir dos 18 meses, pode recorrer ao típico abaco para começar a apresentar a ciência dos números ao seu filho. O Boulier Tattoo da Janod será certamente uma excelente opção, devido às suas cores vivas que prenderão, sem dúvida, a atenção de qualquer criança.

jogos educativos de matemática - Boulier tattoo Janod

Para quem não sabe, o ábaco é um antigo instrumento de cálculo, cuja forma primitiva terá sido inventada na Mesopotâmia e que, mais tarde, foi aperfeiçoada pelos chineses e pelos romanos. Os ábacos têm sido utilizados no ensino em todo o mundo como um auxílio ao processo de aprendizagem do sistema numérico e da aritmética. Nos países do Ocidente, o ábaco mais comum é uma tábua com bolas inspirada na versão russa do instrumento.

No entanto, hoje em dia, temos à nossa disposição uma grande quantidade de brinquedos matemáticos extremamente originais, como os magnéticos, que aguçam a curiosidade dos mais pequenos. Há uma grande diversidade de brinquedos deste tipo, que promovem o reconhecimento e ordenação das letras, contribuem para a identificação dos números e estimulam o cálculo mental. O tabuleiro magnético letras e números da Quercetti tem 2 faces: de um lado é possível desenhar e apagar sem limites; do outro há a possibilidade de se fazer divertidas composições com letras, números e outras peças magnéticas. É um brinquedo muito resistente e seguro, apto para a faixa etária dos 4 anos em diante.

jogos de matemática - Tabuleiro magnético letras e número Quercetti

A partir de determinada altura, por volta dos 5 anos, é importante começar a ensinar aos mais novos o valor do dinheiro e, através da brincadeira, será muito mais fácil e divertido. Aprender a contar o dinheiro é uma habilidade interessante e útil para as crianças, de que vão precisar pela vida fora. Claro que podem fazer essa aquisição na escola, mas há muitas maneiras de a reforçar em casa, com diferentes exemplos práticos. Para isso, recomendamos a Mala Activity Euro da Eurekakids. Este jogo permitirá aos mais pequenos adquirir noções matemáticas do dia a dia, a partir de cálculos com dinheiro nas 18 atividades propostas. Assim, a criança passará a reconhecer os diferentes tipos de moedas e notas, a saber qual a moeda ou nota a utilizar para pagar um determinado valor ou, então, comprovar se o troco está certo.

Brinquedos de matemática - Mala activity euro Eurekakids

Todos estes brinquedos educativos e muitos outros estão ao seu dispor na Eurekakids, onde poderá encontrar marcas como Janod, Quercetti, Diset, Brainbox, entre outras.

E agora já sabe: quando lhe disserem que a matemática tem de ser aborrecida, não é verdade…

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *