O que ofertar a um bebê?

O que ofertar a um bebê?

Às vezes resulta complicados saber o que ofertar a um bebê ou a um recém-nascido. Durante esta etapa, os bebês fazem um progresso verdadeiramente extraordinário descobrindo e aprendendo sobre tudo quanto lhes rodeia. Os brinquedos destinados à esta faixa de idade estão enfocados a estimular seus sentidos para ajudar-lhes ao seu desenvolvimento.

Jean Piaget, célebre científico e pedagogo, a quem nos referimos em outras ocasiões, afirmou que o aprendizado se baseia nas experiências prévias. Segundo este princípio, oferecer estímulos durante a primeira etapa de um bebê é importantíssimo já que sentará as bases de seu posterior aprendizado.

Qué regalar a un bebéOs bebês até os 2 meses podem seguir objetos ainda que tenha uma visão limitada ainda, e respondem aos estímulos sonoros. As prendas mais adequadas para estimular seus sentidos nesta idade serão sorridentes bonecos de peluche e bolas muito macias, preferentemente com chacoalhos. As marionetes também são muito adequadas assim com o desenvolvimento motor que nesta etapa irá dirigida a manter erguida cada vez melhor sua cabecinha.

Durante o período dos 2 aos 4 meses, os bebês elevam suas mãos para agarram um brinquedo, fazem barulhinhos, riem, reconhecem as pessoas ao seu entorno e conseguem manter a cabeça erguida. Seus movimentos ainda não são muito coordenados e sua visão ainda não está muito nítida. Os mobiles que se penduram das espreguiçadeiras, dos carrinhos de passeio ou berços e que incorporam bonequinhos, chacoalhos, mordedores, etc., são muito adequados para esta etapa. Se fixarão neles e tentarão pegá-los, o que lhes servirá para ir melhorando pouco a pouco a coordenação de suas mãozinhas. Além disso, quando o bebê se move, os bonequinhos também se movem, despertando assim seu interesse. Os peluches e as marionetes são igualmente adequados, e possivelmente seguirão sendo até os 3 anos, como mínimo.

Os tapetes ou mantas de atividades são também uma boa ideia de prenda. Tem diferentes usos segundo a idade dos pequenos e algumas incluem arcos de jogos para os primeiros meses, dos que penduram diferentes elementos visuais e sonoros.

Estimulación infantil

Dos 4 aos 6 meses, aprendem a virar-se, reconhecem seu nome, agarram objetos, imitam sons, diferenciam cores vivas, e aprendem a sentar-se sem apoio. Lhes encantam levarem tudo à boca e alguns inclusive, tentam começar a engatinhar. Durante esta etapa, os mordedores, os encaixáveis de materiais macios, os chacoalhos e pequenos bonecos ou objetos que possam agarrar – sobretudo que sejam jogos para bebês e adequados para sua idade – serão prendas ideais.

Outras opções muito recomendadas, podem ser bonitas lâmpadas para o dormitório, com efeitos visuais para a noite, inclusive existem com música. Objetos decorativos para o dormitório infantil ou uma original caixa onde se possa imprimir em gesso a pegada ou a mãozinha do bebê. Neste sentido, também existem marcos de fotografias com a opção de deixar a marca impressa em combinação com fotos do bebê. Uma vez que os bebês aprendam a reconhecerem sua imagem no espelho, lhes encantará ver-se em fotos.

Dos 6 aos 9 meses, os pequenos sabem passar objetos de uma mão a outra, darão seus primeiros passinhos da mão de um adulto, são capazes de permanecer sentados muito mais tempo e aprenderão a engatinhar. Os brinquedos mais indicados para ofertar nesta faixa etária são brinquedos de estimulação com cores vivas, contrastadas, com efeitos luminosos, musicais ou que gerem sons, com elementos que aparecem e desaparecem, e com movimento.

Uma estupenda ideia de prenda seriam um andador com assento, já que fortalecerá suas pernas e lhes ajudará com a coordenação de movimentos e com a orientação espacial. Além de aportar uma certa autonomia para deslocar-se que agradecerão muito.

Existem também baloiços adequados para sua idade, tanto para interior como para exterior. Há modelos divertidos, comos os que se podem enganchar na porta, ou viga de teto. Os bebês se divertirão impulsionando-se e dando pequenos pulinhos.

Dos 9 aos 12 meses, os pequenos começam a progredir em seu intento por colocar-se em pé e caminhar. Seus esforços se centrarão em deslocar-se para explorar e descobrir tudo quando possam – e seus pais lhes permitam -. Os brinquedos mais recomendáveis são destinados a manter o equilíbrio como os caminhadores, artigos como telefones, chaves e câmaras de brinquedo, e todos aqueles que despertem sua curiosidade pelo som, luzes e movimento.

TriciclosOs triciclos evolutivos são garantia de êxito ao fazer uma prenda. Tem uma grande aceitação tanto por parte dos pais como das crianças, e seu uso se prolonga desde os 6-9 meses – dependendo do fabricante – até os 3 anos. É um veículo que vai se adaptando ao crescimento do bebê, já que em um primeiro momento, são os pais quem impulsam o triciclo mediante uma barra extraível para pouco a pouco, a criança controlar o triciclo.

A partir dos 12 meses, as crianças sentem muita curiosidade por tudo, não param de ir de um lugar ao outro, e demandam estímulos continuadamente. Exemplos de brinquedos adequados para esta faixa etária, são os que tem peças para encaixar, os puzzles simples, circuitos de bolas, trotinetes, brinquedos de esticar e todos aqueles que incluem elementos para estimular seus sentidos: fichas com cheiros, brinquedos para bebês com luzes, instrumentos musicais simples, mesas de atividades, etc.

Também é o momento de introduzir os livros, especialmente os de imagens, ideais para qualquer hora e que lhes encanta olhar uma e outra vez.

Resumindo, devemos lembrar que a riqueza de estímulos sensoriais beneficiará enormemente a criança e lhe ajudará a desenvolver o pensamento, a inteligência e a linguagem.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *