Brinquedos que seguem a filosofia Montessori

O método Montessori foi desenvolvido nos inícios do Século XX em Itália, com o objetivo de ajudar as crianças a conseguir um desenvolvimento integral. Caracteriza-se por atribuir aos pequeninos um papel ativo na sua própria aprendizagem, defendo a necessidade de favorecer o desenvolvimento natural das suas aptitudes através da exploração do seu meio-ambiente e, por conseguinte, da sua descoberta.

A sua essência está na promoção da autoaprendizagem nas crianças, permitindo-lhes investigar e explorar o seu meio-ambiente sem limites.

Assim sendo, segundo esta metodologia, não há diferença entre brincar e trabalhar e, através do jogo, os pequeninos despertam a sua curiosidade por tocar, experimentar e sentir, recorrendo às sensações e aos sentidos.

Outra aspeto fundamental do método é o seu caráter de autocorreção. Nesse sentido, nenhum jogo pode ser completado incorretamente sem que a criança tenha corrigido os seus erros.

Na Eurekakids, sabemos que este método está a ter cada vez mais peso no âmbito educativo durante as primeiras idades da infância. Por isso, apresentaremos a seguir alguns dos brinquedos Montessori de que mais gostamos e que seguem à letra a filosofia desta conhecida metodologia.

Introduzir objetos em orifícios

Baseado no método Montessori e especialmente concebido para bebés de 12 meses, o Guaxinim bate em bolas de madeira promove a exploração das cores, das formas e dos sons. O bebé deverá ser capaz de associar as cores das peças com as cores do contorno do seu respetivo orifício. Este tipo de jogo também é ideal para estimular o desenvolvimento sensorial e a coordenação olho-mão.

Adicionalmente, se também desejar estimular a inteligência musical da criança, uma boa opção é um brinquedo com bolas para bater que integre algum instrumento, como é o caso do xilofone bate nas bolas, através do qual a criança poderá explorar a sua musicalidade de forma independente enquanto brinca.

Outro aspeto indispensável do método Montessori que segue a mesma linha que os anteriores, proporcionando os mesmos benefícios aos pequeninos, é o classificador de formas. É importante ter presente que os brinquedos em madeira são a essência desta metodologia.

Labirinto de contas

Os labirintos de contas são um clássico entre os brinquedos da primeira infância. Este tipo de brinquedo é perfeito para estimular o autodidatismo, no qual as crianças aprendem por si mesmas a reconhecer as cores e as formas e a coordenar os movimentos manuais com a visão. Além disso, através da autodescoberta, fomentam o seu desenvolvimento cognitivo e as suas habilidades matemáticas iniciais, tornando-o num valioso material Montessori.

Puzzles educativos baseados no método Montessori

Os puzzles são um jogo Montessori por excelência, já que são ideais para fomentar as capacidades de relação e associação dos pequeninos. Além disso, também estimulam o conhecimento de noções cronológicas como o antes, o agora e o depois. O objetivo é que os pequeninos usem o raciocínio para saber que peças estão associadas entre si; por exemplo: num puzzle de animais e habitats, os pequeninos deverão relacionar cada animal com o lugar onde vive. Desta maneira, estes puzzles promovem a autoaprendizagem de forma exponencial, obrigando as crianças a explorar e raciocinar por si mesmas para os conseguir resolver.

Através destes jogos, o mais importante é promover a autonomia do pequenino, privilegiando a autodescoberta e a autoaprendizagem. Na secção Montessori do site da Eurekakids, poderá encontrar vários jogos baseados neste reconhecido método educativo. Dê-lhe uma espreitadela!

 

Esperamos que estas propostas sejam tanto do vosso agrado como são do nosso!

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *