Por que são tão especiais os brinquedos de madeira?

Os brinquedos de madeira estão cada vez mais na moda e é isso mesmo que mostram as vendas, que dispararam nos últimos anos, superando as dos brinquedos de plástico. Há muitas e boas razões que estão na origem desta tendência.

Surtido de frutas de madera para cortar EurekakidsUm dos benefícios de oferecer um brinquedo de madeira a uma criança é despertar a sua imaginação e fomentar a sua criatividade, uma vez que, possuindo um design simples e não tendo música nem luzes, terá de ser a criança a pensar em todas as potencialidades daquilo que tem nas mãos. Desta forma, evitamos também que os nossos filhos fiquem a tocar em teclas consecutivamente, de forma quase automática.

A madeira, sendo um elemento natural, fomenta também o desenvolvimento manual e mental das crianças e contribui para o desenvolvimento dos seus sentidos. Por um lado, a estrutura e a temperatura desta matéria prima é muito mais agradável ao tato dos mais pequenos do que o plástico. Por outro lado, o cheiro característico da madeira é muito apreciado pelos mais novos.

Não podemos esquecer ainda que os brinquedos em madeira são menos perigosos que os de outros materiais mais convencionais, visto que o seu tamanho é adequado à idade da criança, não apresenta risco de asfixia, nem contém substâncias químicas nocivas. Além disso, sendo a madeira um material resistente, as bactérias têm dificuldade em reproduzir-se com facilidade.

Caballo de palo para cabalgar con ruedas y sonido blancoA resistência é ainda uma vantagem no que se refere à durabilidade destes brinquedos. Habitualmente, os brinquedos de plástico têm uma vida curta, o mesmo não acontece com os de madeira, que ainda que se deteriorem, se a matéria for de boa qualidade podem mesmo passar de uma geração em geração. É por isso que comprar um brinquedo de madeira é sempre um investimento acertado.

No que diz respeito ao meio ambiente, há argumentos importantes a ter em conta, que são extremamente favoráveis à compra de brinquedos de madeira. Estes brinquedos são produzidos com um material natural, renovável e biodegradável, sendo 100% seguro para as crianças.

sweet home EurekakidsO único contra destes produtos é o facto de, geralmente, serem mais caros que os brinquedos de plástico, mas estamos seguros de que os mais pequenos se divertem muito mais e de que são este tipo de brinquedos educativos que ficam na memória.

Assim, os brinquedos em madeira educativos são uma ótima opção, se pretende oferecer algo que perdure no tempo e tenha um valor acrescido.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *