Como promover o respeito pela natureza? Com jogos!

Felizmente, cada vez mais ganhamos consciência da importância do respeito e preservação da natureza. São muitas as pessoas que nos instigam a fazê-lo e é já senso comum cuidar do local onde vivemos e fazer tudo ao nosso alcance para conservar a sua beleza natural.

Como pais, podemos também contribuir para a sua conservação ao ensinar os nossos pequenitos a gostar dela, a respeitá-la e a protege-la de formas diferentes. A primeira é, por exemplo, a reciclagem, separar os produtos biodegradáveis, dar preferência a empresas que sejam respeitadoras do meio ambiente, etc.

Outra forma é através de jogos. A brincar podemos aprender sobre os animais, os seus costumes, habitats, tipos de alimentação, espécies e muitas outras peculiaridades. Isto fará com que os respeitem mais e, assim, que os queiram proteger. Sabias que os polvos têm um bico como o dos papagaios, que têm 3 corações, que sabem imitar outros animais e que o seu sangue é azul? Saber este tipo de curiosidades engraçadas irá aumentar o seu interesse pela natureza e irão aprender a gostar dela. Escolher jogos com animais ou onde o protagonista é um animal ajudará a reforçar esta aprendizagem.

Existem puzzles com o globo onde se pode aprender mais sobre a fauna de vários países, outros jogos ensinam como é que os animais são enquanto bebés e depois na idade adulta, qual é a textura da sua pelagem, que alimentos preferem e que sons emitem.

Conhecer o nosso planeta e quem o habita mais a fundo também ajuda a querer preservá-lo. Os jogos de geografia são muito variados e muito mais divertidos do que parece. Estudar os países, os costumes das diferentes raças, as peculiaridades da sua cultura e outras características que os tornam diferente irá aumentar o interesse das crianças pela sua proteção.

É interessante saber, por exemplo, que na Mongólia existem mais cavalos do que pessoas, que na Nova Zelândia existem mais de 300 ovelhas por cada habitante ou que se estima que existam cerca de 10.000 vulcões no solo oceânico.

Através de jogos de ciência como um globo da terra infantil, puzzles do mapa-mundo e outros… iremos ajudar as crianças a se sentirem entusiasmadas com o nosso planeta e a conhecerem a sua grandiosidade e majestosidade. Conhecer é cuidar!

Existem jogos de tipo científico, que por sua vez ajudam a compreender fenómenos físicos e geológicos mais a fundo. Se as crianças têm já um interesse especial no seu ambiente estes jogos serão os ideais: a criação e desenvolvimento de um vulcão como os reais, aprender a montar um carro que funcione com energia solar, experiências com a eletricidade estática, etc.

Devemos aproveitar a curiosidade das crianças. Por isso é que é tão positivo oferecer-lhes estímulos diferentes dos que têm mais à mão como a televisão ou as consolas. Desta forma, abrimos as suas mentes e ajudamo-los a crescer como pessoas.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *