Restaurante com as crianças: o que ter em consideração?

Ter filhos não significa renunciar a vida social. Cada vez são mais frequentas os museus, bares, teatros, e salas de concertos que oferecem propostas diretamente enfocadas às famílias, ou que adaptam suas instalações às necessidades das crianças. Graças a estes espaços kid friendly, os pais já não tem que esperar a que seus filhos cresçam para usufruir da grande oferta de ócios de seus bairros ou cidades.

Ir à um restaurante é uma dessas atividades sociais que muitas pessoas não querem abandonar depois da chegada dos filhos. Ainda que estamos muito acostumados a comer fora com os amigos, a família ou o casal, ir de restaurante com crianças é um pouco diferente. O que devemos ter em consideração para que tudo saia bem?

Family having lunch outdoors

Em primeiro lugar, e ainda que sejam pequenos, é adequado preparar-lhes para a ocasião e contar-lhes onde vão e porquê. Explicar-lhes porque comer em um restaurante pode ser muito divertido. Em definitiva, gerar expectativas e contar-lhes que se espera deles.

Uma vez já estamos todos mentalizados, o melhor é buscar um lugar que está disposto a acolherem famílias. Em alguns casos, nos encontraremos com restaurantes com menus infantis, piscinas de bolas, brinquedos e pessoas que se encarregam de brincar com eles enquanto comemos. Mas não sempre será assim: no caso de não ser um restaurante orientado diretamente às crianças, o melhor é escolher um estabelecimento de comida caseira e simples, onde estão acostumados a receberem famílias.

Para economizar esperas e problemas, podemos reservar mesa antes e avisar que vamos com crianças. Dessa forma, não teremos que esperar que desocupe alguma mesa para poder comer, e nos guardarão um espaço grande e suficiente para colocar a cadeira de papas, e para estacionar o carrinho de passeio e todos os artigos que acompanham as crianças. Podemos pedir se tem cadeiras de papas para bebês, ou levar uma cadeira de viagem. As das marcas Jané, Chicco, Inglesina, Fisher Price, Innovaciones MS, Kids Kit ou Bebê Confort estão desenhadas especialmente para comer fora com as crianças.

Father and daughter in cafe

Além das cadeiras de papa, será útil ver se há um trocador nos banhos. E se não, levar um trocador de viagem, que se possa adaptar facilmente a todas as superfícies.

Outro conselho é ir ao restaurante antes da chegada da hora de aglomerações. Assim não se atrasa a hora habitual da comida das crianças, os locais estarão vazios e passaremos um momento mais cômodo.

Se são pequenos e não comem a comida do restaurante, podemos dar-lhes de comer antes de nós. Assim estarão satisfeitos e se relaxarão, brincarão ou talvez cheguem a dormir, enquanto nós comemos. Se já são grandes, e pedem comida do restaurante, podemos convidar-lhes a que experimentem pratos novos adequados para sua idade, contar-lhes coisas divertidas sobre a comida ou deixar-lhes que provem de nossos pratos.

E para os momentos de espera? É totalmente fundamental levar algo pequeno e pouco barulhento para que as crianças se entretenham: brinquedos, bonecos, cadernos de desenhar e pintar, contos infantis… As aplicações infantis e os jogos dos nossos telemóveis ou tablet também podem ser de grande ajuda. De todos os modos, não devemos prolongar muito os momentos de “não fazer nada”, como depois de comer, para não esgotar a paciência e provoca4r problemas.

Ainda que todos estes conselhos possam ser úteis, o mais importante para vencer o medo a comer fora com nossos filhos é a prática. Quando mais comamos em um restaurante com crianças, mais se adaptarão e o verão como alguma coisa natural.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *