Ponha à prova a sua memória

Vários estudos indicam que se pode relacionar de uma maneira direta a capacidade de memorizar com a inteligência. Existem diversos tipos de memória que se vão desenvolvendo desde a mais tenra idade; começando pela sensorial, passando pela a curto prazo, a de trabalho, a memória explícita,até chegar à de longo prazo. Os jogos de memória são um excelente recurso para apoiar os seus filhos no seu desenvolvimento.

Se a memória começa a funcionar desde que temos 2 meses, por querazão não recordamos acontecimentos que passaram quando éramos pequenos? O normal é começar a ter recordações a partir dos 3 anos, já que é quando as crianças começam a falar e o seu sistema neurológico se desenvolve completamente. Daí a importância de começar a oferecer às crianças dessa idade jogos para fomentar o seu desenvolvimento, que, como dissemos antes, está ligado à inteligência.

Jogos de memória dos 0 aos 2 anos

Mais ou menos aos 10 meses, aparece a denominada memória sensorial. Assim, os bebés são capazes de reconhecer objetos ainda que já não estejam presentes no seu campo de visão. Com o aparecimento da linguagem, aparece também a memória explícita que indica que os bebés já podem recordar lugares, ou eventos ocorridos no passado. Para os 2 anos, propomos-lhe brinquedos como o Memococcicolor da Janod. É perfeito porque tem vários níveis de dificuldade, que poderá ir adaptando conformeo seu filho vá crescendo.

Primeiro, poderá unir as joaninhas da mesma cor. Depois, unir as formas de cada joaninha, e, por último, poderá dar a volta a todas as fichas e encontrar os pares iguais. Muito completo!

Jogo de memória Memococcicolor da Janod

Jogos de memória dos 3 aos 5 anos

Aos três anos de idade, a criança já pode recordar acontecimentos. Portanto, os brinquedos poder-se-ão adaptar a esta situação. O Memo 32 peças contos tradicionais da Eurekakids ajudará a desenvolver a concentração e a imaginação, devido aos seus encantadores desenhos de diferentes contos de toda a vida.

Memo 32 peças contos tradicionais da Eurekakids

Jogos de memória dos 5 aos 8 anos

Nesta altura, favorecer a memória ajudá-los-ána aquisição correta da leitura e outras habilidades como a escrita. Para esta faixa etária, a Eurekakids propõe o Fantastic Adventure, com o qual podem jogar até 6 crianças! Neste jogo de observação, as crianças deverão localizar até um total de 140 fichas num tabuleiro. Quem o fizer mais rápido será o vencedor!

Fantastic Adventure Eurekakids

Jogos de memória dos 8 aos 12 anos

Os jogos vão evoluindo para que sejam um objetivo para as crianças. O Jogo de cartas bandeiras rápidas da Brainbox é um dos melhores exemplos para esta idade. As crianças deverão desfazer-se das suas cartas, quando duas ou mais bandeiras forem iguais às cartas que estão na mesa. Com partidas muito rápidas de 10 minutos, a diversão e a aprendizagem estão assegurados.

Jogo de cartas bandeiras rápidas da Brainbox

Estimular a inquietude dos nossos filhos a través destes brinquedos de memória irá ajudá-los em todas as etapas de aprendizagem. Dedicar algum tempo para partilhar estes jogos e acompanhá-los no caso de terem dúvidas é o ideal. Descubra todas as opções da brinquedos educativos na nossa loja online!

Compartilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *