Encontre o andador ideal!

Quando as crianças aprendem a andar, quando já deram os seus primeiros passos, alguns brinquedos podem ajudar a conseguir mais confiança, a fomentar o equilíbrio e a divertir-se. Os cavalgáveis, por exemplo, servem para que a criança aperfeiçoe a sua habilidade para andar, ao mesmo tempo que fortalecem os músculos dos braços e pernas, potenciam a coordenação entre os olhos e os pés, e adquirem autonomia. O mais habitual é encontrá-los em forma de pequenos veículos, como motos ou carros, com um assento e rodas.

Os andadores de bebé não têm estado livres de polémica, já que em algumas ocasiões puseram em dúvida a sua capacidade para favorecer o processo de desenvolvimento natural dos mais pequenos, especialmente na hora de aprenderem a andar. Em alguns casos, também se disse que poderiam originar problemas de saúde. No entanto, é preciso ter em conta um fator muito importante: um andarilho de bebé é uma ajuda e uma diversão quando as crianças são capazes de estar de pé, andar e manter o equilíbrio sozinhos. Nunca deve usar-se antes deste momento e sem contar com a supervisão constante de um adulto.

Como encontrar o andador ideal?

Em primeiro lugar, há um fator muito importante: a idade recomendada. Devemos ter isto sempre em conta na hora de escolher um brinquedo, mas neste caso é particularmente importante porque o equilíbrio e a capacidade para andar das crianças é muito variável, de acordo com a idade.

Em segundo lugar, devemos comprovar a estabilidade do andador, porque em muitos casos utiliza-se como ponto de apoio. Um bom indicador é a parte do cumprimento das normativas e também a distribuição do veículo, como a largura das rodas. Se a criança é bastante pequena ou ainda não é muito atlética, umas rodas largas permitir-lhe-ão sentir-se mais estável. Além disso, garantirá que o andarilho não se vire.

Outro ponto a ter em conta é que o andador não tenha peças pequenas ou componentes perigosos que, em caso de queda, se possam desprender e provocar cortes ou asfixias. Por este motivo, há que escolher brinquedos que cumpram todas as normativas de segurança necessárias.

Finalmente, é importante escolher modelos que não só apostem numa estética atrativa, mas também que sejam cómodos e estáveis. Claro que as cores, as personagens de desenhos animados… são uma grande atração para as crianças, mas, como pais, devemos ter em consideração a segurança, também!

Os melhores modelos de andadores

Uma vez que já estão esclarecidos os pontos a ter em conta para escolher um andarilho para bebé, põe-se a seguinte dúvida: que marcas e modelos são mais fiáveis? Temos de admitir que há muitíssimas opções recomendáveis, mas selecionamos para si algumas. Para ampliar a lista, não hesite em consultar a secção de andadores da nossa loja on-line!

Começamos pelos cavalgáveis Brumee. A marca norte-americana oferece veículos com formas arredondadas, cores suaves e uma estética cuidada, estáveis, ligeiros e duradouros. Dispõe de modelos muito diferentes, conforme sejam inspirados em motas, carros, tratores, veículos clássicos… O modelo Driftee, por exemplo, parece um autêntico carro de corridas. É recomendado a partir de 12 meses.


A marca de veículos Baghera também é uma das nossas recomendações. É uma marca que nos transporta automaticamente para o passado das motas, dos carros, dos aviões… clássicos, genuínos, super autênticos. Todos, absolutamente todos os seus modelos valem a pena, mas destacamos um: o Speedster Dark Red. Um elegante cavalgável de metal sólido e fiável com uma bonita combinação de cores!

Os andadores Smoby também merecem um lugar de honra nesta lista. O Andador Auto de cor vermelha, por exemplo, pode utilizar-se sentado ou como andador, já que também tem uma barra traseira onde é possível agarra-se. Debaixo do assento tem um espaço para guardar brinquedos.

Com um estilo mais desportivo, encontramos os cavalgáveis Injusa. O Diavolo Car, por exemplo, é um cavalgável evolutivo 9 em 1! Recomenda-se desde os 10 meses, e ainda que no princípio se utilize empurrado pelos pais, vai evoluindo com outras funções extras, como cavalgável normal, andador, balancé…

Finalmente, recomendamos um de madeira: o Carro andador vermelho da Hape. Este veículo pode ser usado como um estável andador de bebé, de modo a acompanhar a criança nos seus primeiros passos, mas também como um carro a que se pode dar impulso com os pés. Uma vez que a criança se sinta confortável empurrando o andador, poderá começar a caminhar apoiado nele. Há espaço no “porta malas”, para guardar bonecas, animais, blocos ou outros brinquedos.

Esperamos que o nosso guia para escolher andadores lhe seja útil. Que opções prefere?

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *