Conselhos para trocar a fralda fora de casa

Mudar a fralda ao bebé em casa é uma tarefa muito simples, pois temos à mão tudo o que precisamos, mas, quando é necessário fazê-lo fora de casa, pode tornar-se bastante complicado. Muitas vezes, os locais públicos não têm as condições apropriadas e, por isso, temos de nos precaver levando tudo o que possamos precisar e que nos possa ajudar a atenuar os contratempos provocados por uma situação menos favorável.

Deixamos-lhe aqui alguns conselhos para estar convenientemente preparado, sempre que tiver de enfrentar uma situação destas, de modo a que a criança esteja confortável e o adulto tranquilo.

Elementos essenciais

Para evitar surpresas desagradáveis quando estiver na rua, é conveniente verificar sempre a bolsa do bebé antes de sair de casa e confirmar se tem tudo do que necessita para uma possível muda de fralda, onde quer que esta tenha lugar. Assim, é essencial levar consigo: várias fraldas, toalhitas húmidas, pomada, um trocador portátil acolchoado, trocadores de papel descartáveis, sacos para colocar as fraldas e uma muda de roupa. Hoje em dia, há quem opte por toalhitas secas de tecido não tecido. Nesse caso, além das toalhitas, é necessário ter uma água de limpeza.

bolso-denim-baby

Condições de higiene

A necessidade de mudar a fralda pode surgir a qualquer momento e para o fazer numa casa de banho pública, num avião, num comboio, num automóvel ou em qualquer sítio, é imprescindível ter condições básicas de higiene, ou seja, é importante que a superfície esteja limpa para evitar possíveis infeções. Frequentemente, nas casas de banho públicas, a higiene deixa muito a desejar. Caso se depare com uma situação deste género, o melhor será mudar o bebé noutro sítio: numa mesa, num banco de jardim, no carro do bebé, no assento do automóvel… O fundamental é ter um sítio asseado onde colocar o trocador e deitar o bebé, daí a importância de se fazer sempre acompanhar de um trocador de fraldas dobrável, alguns descartáveis e até mesmo uma pequena toalha.

Comodidade e segurança do bebé

Além da higiene, importa pensar na comodidade e na segurança do bebé ao mudar a fralda fora de casa. É possível que a criança se sinta incómoda e desprotegida num local desconhecido e, para que esteja bem, deve fazê-la sentir-se à vontade e estar muito atento para prevenir qualquer tipo de acidente. Por isso, não se esqueça de ter tudo preparado antes de começar a despir o bebé.

Caso a superfície seja muito rígida, deve proteger bem a cabeça do bebé quando o deitar, colocando uma toalha, uma peça de roupa ou uma manta por baixo da mesma. Também é preciso ter em atenção a temperatura, pois, se fizer demasiado frio, é melhor procurar outro lugar mais quente e resguardado, evitando sempre possíveis correntes de ar.

Se tiver de mudar a fralda num banco (de um centro comercial, de um carro, de um comboio…) ou numa casa de banho de um avião, o espaço onde vai colocar a criança será muito reduzido e sem cintos de segurança – como aqueles que existem nos trocadores de bebé de algumas casas de banho –, pelo que deve assegurar-se de que o bebé não se vira. O ideal nestes casos é ter sempre uma mão em cima da sua barriga, para controlar devidamente os seus movimentos.

mini-bolsa-trocador-french-stripe

Na praia, não terá o problema do espaço, mas terá outro contratempo: a areia. Assim, para evitar que esta possa ser, de facto, motivo de incómodo, o melhor será sacudir bem a sua toalha, colocar o trocador de bebé e só depois deitar a criança. Verá que desta forma será muito prático e cómodo mudar a fralda.

Estes são apenas alguns conselhos a considerar para trocar o bebé fora de casa. Em resumo: se tem sempre os elementos básicos na bolsa trocador do bebé, poderá realizar a muda da fralda em qualquer lugar! O fundamental é mesmo garantir que o lugar está limpo e tentar que a criança se sinta confortável.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *