Fraldas fora… estarão realmente preparados?

O controlo de esfíncteres merece um capítulo especial dentro da aquisição dos hábitos infantis. É uma questão que ocupa e preocupa especialmente aos pais, que buscam informação sobre quando é o melhor momento para tirar as fraldas de seus filhos, mas nem sempre contam com um critério comum sobre o tema.

panales-fuera-hora-del-bano

O pediatra será sem dúvida quem nos proporcionará a melhor e mais confiável informação ao respeito, mas de todas as formas, vamos escutar e ler todo tipo de métodos, experiências e truques para deixar as fraldas que funcionaram aos outros pais. Depois de receber todo tipo de informação, no final, há um ponto que deve prevalecer acima de tudo. Está a criança preparada para a mudança?

Devemos ser conscientes que será inútil, inclusive imprudente, tentar que o pequeno vá ao banheiro se evolutivamente não está preparado para isso. Existem crianças que começam a caminhar com 11 meses, enquanto outras o fazem aos 15, cada um ao seu ritmo, e com a questão de aprender a ir ao banheiro acontece exatamente o mesmo.

Existem circunstâncias diferentes para cada criança. É provável que os pequenos que vão ao jardim-de-infância ou creche sintam uma motivação especial em aprender à irem ao banho pelo mero fato de ver os logros de seus companheiros neste sentido, ou talvez tenham irmãos maiores que sirvam de modelo. O melhor é perguntar, sem pressionar, se lhes parece bem começar à deixar as fraldas.

De todos modos, quando realizemos a proposta, deveremos ter já planejado que método usaremos a partir deste momento.

É bastante comum entre as crianças ter medo de cair dentro do vaso sanitário dos adultos. Por isso, existem infinidade de alternativas para a transição, desde penicos infantis de todo tipo, alturas, cores, tamanhos, com funções, sem elas, até o clássico redutor de vaso, ou simplesmente banquinhos para chegar até o vaso sanitário de casa.

É aconselhável não retirar a fralda de noite até que se comprove durante vários dias consecutivos, que a fralda permanece seca. Aprender a controlar o xixi é um processo, devemos ser pacientes, e esperar um pouco se for necessário para que as mudanças sejam graduais, e que não suponha para eles uma mudança muito drástica.

A pressa por retirar a fralda pode ocasionar problemas como insegurança ou irritabilidade, chegando inclusive a provocar atrasos no processo iniciado.

E se pensamos qual é a melhor época do ano para que aprendam a ir ao banho, pois novamente deve prevalecer o critério de se estão preparados ou não para isso. Evidentemente, se o momento coincide com o verão, pois muito melhor, ainda que somente é por uma questão de comodidade por que é verão, as crianças levam menos roupas e as roupas também são mais finas, e se acontece algum escape, se soluciona muito mais rápido.

Neste sentido, o mais conveniente durante esta fase, será vesti-los com roupa muito confortáveis, fácil de subir e descer que lhes ajuda a não distrair-se muito uma vez que detectam que querem ir ao banho.

Em definitiva, para que deixem as fraldas, a criança deverá estar preparada, e uma vez que chegue o momento, deverá acompanhar-se de um bom planejamento por parte dos pais ou cuidadores para que seja um sucesso.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *