Como preparar a comida do bebé em casa

No momento de deixar progressivamente a leite materna e ir introduzindo novos alimentos na dieta do bebé é uma fase muito importe. Purês, papinhas, diferentes sabores, texturas e consistência. Tudo é novo!

MarketHoje em dia facilmente podemos encontrar comida para bebés pronta, em qualquer supermercado, farmácia ou loja de alimentação. Em qualquer caso, a comida preparada para bebés cumprem requisitos estritos de nutrição, qualidade e higiene, e é 100% confiável, além de ser muito prática. Igualmente, há muitas famílias que optam por preparar a comida do bebé de forma caseira: é mais barata, e permite ter mais controle dos ingredientes. A continuação te oferecemos alguns conselhos para aprender a prepará-la.

Escolhe os melhores ingredientes. Escolha as frutas e verduras frescas, de temporada e de proximidade: o sabor será muito melhor, e a qualidade também. E trate de usá-las quanto antes melhor (1 ou 2 dias) para evitar que se estraguem. Quando não possas dispor de frutas ou verduras frescas, compre-as congeladas de marcas de confiança.

happy baby child eats itself with a spoonComece dando os alimentos de acordo com seu pediatra. A grande dúvida: que produtos comprar? Que alimentos podemos dar aos bebés? Em geral, os pediatras recomendam diferentes grupos de frutas e verduras, com um ordem determinado, segundo os meses. Isso é especialmente importante, porque há alguns alimento que não devem ser introduzidos desde o primeiro momento (os que contêm glúten, os cítricos, o ovo, por exemplo). Os pediatras também dão instruções precisas para evitar problemas com as alergias e as intolerâncias. Assim que verifique com eles quais são os melhores alimentos para teu bebé em cada momento e quando deverás abandonar definitivamente a amamentação materna.

Escolha um bom aparelho para moer ou fazer puré a comida. É muito importante que a comida esteja bem triturada ou moída para evitar os pedaços grandes e as asfixias. Uma batedora de mão das tradicionais pode também servir, ou uma liquidificadora regular de cozinha. Também pode ser útil uma peneira, ou em alguns casos, a comida pode ser amassada diretamente com um garfo, especialmente em alimentos macios (bananas, abacates, etc).

Babycook Beaba pinkPorém, o rei dos aparelhos para prepara a comida é o robot de cozinha para bebés, conhecida também popularmente como “babycook”. O Babycook da Béaba foi o primeiro em aparecer no mercado, e depois da marca francês, numerosos fabricantes começaram a desenhar seus próprios modelos. Agora se podem encontrar robôs de cozinha de marcas tão variadas como Babymoov, Philips Avent, Miniland Baby, etc. A maioria desses permitem fazer muitas funções diferentes: cozinhar, misturar, triturar ou bater, descongelar, esquentar, esterilizar, etc. Sem dúvida, economizas muito tempo e esforço na hora de preparar a comida.

Guarde corretamente a comida que não tenhas utilizado. Se sobra puré ou papinha, poderás guardar na geladeira ou no congelador, em termos para bebés, recipientes hermeticamente fechados e limpos, ou em bolsas de plásticos especiais para o congelador. Marcas como BebéDue, Béaba, Babymoov ou Miniland Baby dispõe de soluções específicas para isso. Guardadas na geladeira, a comida poderá aguentar até 3 dias, e no congelador, até dois meses. Utilize etiquetas nestes potes para lembrar a data que foi congelada ou os ingredientes que utilizou.

Bol apto congelador y microondas babymoovEsquenta de forma adequada os alimentos. Lembre que o micro-ondas não esquenta de forma uniforme e que pode ter temperatura muito diferentes em um mesmo prato. Se não conseguir evitar, garanta de remover bem toda a comida que esquentou no micro-ondas e deixe-a descansar alguns minutos. Lembre que a comida deverá ser servida à uma temperatura superior ao do corpo.

Comprove a comida antes de servi-la. Mesmo que sigas todos os passos de forma correta e os ingredientes estejam bem, comprove que a comida tenha um bom saber e uma boa temperatura antes de dar ao bebé. Um passo simples que sempre deve ser levado em consideração.

E lembre, que a prática faz o Mestre! Quando mais cozinhes para teu bebé e mais pratiques, mais fácil será planificar suas comidas.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *