Brincamos com os cubos e construções

Os brinquedos de construção bem como os jogos de cubos ou quebra-cabeças são ideais para o desenvolvimento da concentração e da motricidade fina das crianças. São os jogos de maior sucesso na etapa infantil e é uma maneira original e divertida de construir e criar a partir de peças soltas, sejam quais sejam essas peças!

O que estes jogos têm de divertido é que têm uma infinidade de possibilidades, pelo que os pequeninos podem voltar ao jogo uma vez sem conta e este pode ser diferente ao proporcionar aprendizagem e entretenimento com cada opção. Além disso, com as peças do jogo, podem criar verdadeiras obras de arte, quer seja com os clássicos cubos, ou com peças mais modernas como engrenagens ou outras pequenas figuras, é ideal porque são estimuladas as suas habilidades manuais.

A partir dos 12 meses, as crianças podem começar pelos básicos: Os quebra-cabeças de cubos de madeira! Apesar de serem jogos que se vão adaptando progressivamente à dificuldade e ao nível à medida que vão crescendo.

À parte dos benefícios indicados anteriormente, as peças de construção ajudam a desenvolver diferentes habilidades, entre as quais a aprendizagem dos conceitos matemáticos: a simetria, o equilíbrio, as proporções e a coordenação mão-olho. Além disso, também é benéfico para desenvolver o raciocínio estratégico: não derrubar uma construção, a correta colocação da peças, etc.

Ao conter tantas peças, este tipo de jogos vai-lhe servir para ensinar aos pequeninos a arrumar, planificar, organizar e a manter a ordem em casa. Deste modo, começam a adquirir os bons hábitos desde pequeninos e, assim, não perdem nenhuma peça!

E não é tudo: os cubos permitem que as crianças partilhem coisas. Trata-se de um jogo de interação social no qual pode intervir a família e amigos tornando o jogo num grande trabalho em equipa.

Apreciou este tipo de jogo? Espreite a nossa coleção de brinquedos educativos disponíveis na nossa página web ou na sua loja Eurekakids mais próxima. Qual/quais se adaptam mais ao seu filho?

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *