Dicas para escolher os móveis de um quarto infantil

Montar um quarto de bebé é uma tarefa difícil, que exige por vezes uma intensa pesquisa, mas não deixa de ser delicioso planear cada pormenor, sobretudo quando é o primeiro quarto da criança. Há muitas coisas em que pensar: as cores, a decoração das paredes, os têxteis, a distribuição do espaço e, claro, o mobiliário de bebé adequado.

Atualmente, além de grande variedade de móveis de bebé – camas, guarda-roupas, estantes, cómodas, mesinhas de apoio, trocadores, entre outros – há também uma enorme diversidade de designs, o que torna mais complicadas as nossas escolhas. Os designs de mobília para quarto de bebé são hoje modernos e coloridos, adaptando-se a qualquer estilo de decoração.

No entanto, além da decoração, é importante ter em conta o tamanho do quarto. Assim, não deve escolher os móveis só pela questão estética, pois a dimensão também é um aspeto importante e deve, por isso, ter em conta o espaço disponível, antes da decisão final. É fundamental que o quarto não fique muito cheio, para que as crianças consigam brincar e movimentar-se à vontade.

Outro aspeto a considerar é a qualidade da mobília de bebé. Recomendamos que aposte em móveis de boa qualidade que durem vários anos para que acompanhem o crescimento dos seus filhos e até possam passar de geração em geração, se necessário.

O berço / a cama

moises-tesoura-branco-nordic-azulO berço é, geralmente, uma das primeiras compras que os pais fazem. Ao escolher o modelo, é preciso ter sempre presente que é ali que a criança vai dormir até aos 3 anos. Se optar por um berço convertível em cama, irá utilizá-lo durante mais tempo. Além disso, poderá mudar radicalmente o quarto, sem ter de gastar muito dinheiro.

Como é importante que as crianças se identifiquem e gostem do seu quarto, a partir dos 3 anos, pode optar por uma cama mais divertida e original. Seja uma cama semi-alta com escorrega, uma com desenhos de dinossauros ou castelos de princesas ou com o formato de um barco pirata, fará certamente a delícia dos mais novos da casa.

É fundamental que a cama do bebé seja segura e cómoda, de modo a evitar acidentes e a permitir um bom descanso, daí a importância de escolher móveis de bebé de marcas reconhecidas pela sua qualidade e fiabilidade.

O trocador

Se antes de ter o bebé, muitos pais consideram que o trocador é algo dispensável, depois da chegada do novo rebento, a maior parte dá-se conta do quão essencial é este móvel, dada a dificuldade de trocar a fralda em superfícies demasiado baixas, como a cama, por exemplo.

banheira-istar-branca-e-azulRelativamente aos trocadores de bebé, há cada vez mais opções no mercado. Podem ser embutidos noutro móvel ou comprados em separado. O essencial é que tenha espaço suficiente para deitar o bebé confortavelmente e que permita ter os produtos de higiene à mão.

Há várias vantagens na escolha de uma cómoda com trocador incorporado: será menos um móvel no quarto, logo haverá mais espaço disponível; a roupa do bebé estará mais acessível, o que é importante no momento da troca das fraldas, pois há muitas vezes imprevistos nestes momentos.

A cómoda, com uma almofada apropriada, também pode ser usada como trocador para ser utilizada durante as trocas de fraldas dos mais pequenos, mas aí os cuidados têm de ser redobrados, pois não têm as condições de segurança de um móvel pensado e fabricado para esse efeito.

As áreas de arrumação

organizador-de-quarto-fun-time-tropicalUm quarto infantil é mais do que apenas o espaço onde as crianças dormem, é também onde brincam. Assim, é conveniente escolher o mobiliário de bebé prático que ajude a manter a divisão arrumada. Estantes, baús, caixas, cestos e gavetas são extremamente funcionais. Usando caixas e cestos e estantes com prateleiras baixas para guardar peluches, bonecos, carros ou livros, o quarto estará arrumado e, ao mesmo tempo, a criança terá os brinquedos ao seu alcance.

Não se esqueça de que um quarto infantil deve ter áreas de arrumação para os brinquedos e roupa, mas também para guardar mantas, lençóis, toalhas, fraldas ou produtos de higiene.

Outro mobiliário

Aconselhamos a ter uma poltrona ou cadeira de balanço no quarto do bebé, para que seja mais fácil e confortável amamentá-lo ou adormecê-lo.

sofra-baloico-branco-com-listras-rosasA partir dos 4 anos, a roupa das crianças sofre uma grande mudança e é por isso que passará a precisar, além da cómoda (que continuará a ser necessária para peças de vestuário que se dobram), de um armário para guardar os casacos, as calças e as saias.

Caso não tenha muito bem definido o estilo do quarto que pretende, tenha em mente que os móveis grandes, como a cama ou o armário, devem ser simples e neutros para que seja mais fácil e económico atualizar o quarto, comprando apenas têxteis novos e outros complementos, como quadros, tapetes, molduras, entre outros.

Claro que poderá sempre contar com a ajuda da Eurekakids, que, na secção de mobiliário, tem à sua disposição vários elementos de mobília de bebé de excelentes marcas de puericultura, como Upali Dreams, World’s Apart, Kidkraft, Micuna, Petit Praia, entre outras.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *