Preparando o quarto do bebê

Preparar o quarto do bebê é um pouco parecido ao que alguma vez vimos nos documentais da natureza nos quais um casal de aves preparam de forma frenética o ninho para seus futuros passarinhos. Se paras para pensar, é o mesmo que fazemos nós mas em outro nível.

Baby nest

E isto ocorre porque por instinto, sabemos que uma vez tenhamos o nosso bebê nos braços, não teremos tempo para fazer nada mais que lhe cuidar. Por isso, ter tudo preparado antes, proporciona aos pais tranquilidade e uma certa sensação de controlo.

Mas como se prepara o quarto de um bebê? Sabemos que mobiliário infantil vamos precisar ou é o que convêm? Quanto espaço temos?

Realmente, o básico é um berço. Um berço confortável e seguro, porque é o lugar onde irá descansar durante muitas horas durantes os próximos 2-3 anos. É muito importante garantir que se cumpre as normas sobre segurança como uma distância segura entre as barras ou que não tenha partes angulosas para evitar golpes. Há muitas marcas no mercado que cuidam até o mais mínimo detalhe de segurança, como Micuna, Baby Home, Petit Praia, Bolin Bolon…

Cabe mencionar que há pais que optam por móveis infantis convertíveis como os berços-cama, ideais para usar depois dos 3 anos. É uma opção bastante prática já que prolonga a vida útil dos móveis do conjunto.

O colchão também tem muita importância já que dele vai depender a qualidade do descanso. Todos os tecidos que entrarão em contato com o bebê devem ser da máxima qualidade, algodão 100% se possível. Algumas fibras podem gerar problemas como um excesso de suor e coceira.

Micuna mobiliario

Também será necessário um lugar onde guardar sua roupa e acessórios. Os móveis infantis normalmente se compõe de um armário e uma cômoda ou móvel trocador. O móvel trocador é especialmente útil para os pais já que facilita muito a tarefa de trocar as fraldas ou vestir os bebês. Proporcionam a altura ideal para não ter que se inclinar e adotar posturas inadequadas que acabem ocasionando dores nas cosas.

Os sofás de lactação são muito úteis quando o espaço do quarto do bebê permite ter um. Sua particular forma pensada para ajudar na hora das  tomas, envolve aos bebês e pais em um momento muito bonito de ternura.

Depois de ter claro que móveis para bebê usaremos, necessitarmos organizá-los. Se é possível, o berço deve ser colocado o mais longe possível da porta, para evitar correntes de ar ou barulhos e convêm que não esteja muito perto da janela pelo mesmo motivo.

Baby bedroom

A cor das paredes devem ser necessariamente em tons suaves já que lhe ajudará a estarem relaxados. Da mesma maneira, as cortinas não deveriam conter elementos chamativos ou serem de cores fortes. Além disso, devem nos permitir regular com facilidade o nível de luz do quarto para proporcionar um agradável cochilo, por exemplo.

Outra questão em ter em conta, é o nível de umidade do quarto do bebê já que um radiador por exemplo, pode ressecar muito o ambiente. Existem dispositivos muito interessantes, umidificadores ou desumidificadores que te ajudarão a equilibrar a umidade. Alguns inclusive permitem incorporar fragâncias ou projetar uma suave luz durante a noite.

Devemos evitar ter televisores no quarto porque são um estímulo visual e auditivo que não nos ajudarão na hora de relaxar o ambiente.

Para terminar, podemos complementar o quarto com vinil, fotos e peluches, ou uma lâmpada auxiliar. Estes elementos de decoração infantil serão os que darão personalidade e ao mesmo tempo criam um ambiente muito agradável e acorde a personalidade da família.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *