Como aproximar as crianças da natureza?

Uma história que se repete a cada ano escolar e com cada vez mais frequência em zonas urbanas, é ouvir as respostas dos pequenitos face à proveniência das verduras, frutas ou legumes: respondem que vêm do frigorífico ou do supermercado, e não é uma perceção errada sendo que a estão a basear na sua própria experiência. É por isso que devemos, como educadores, aumentar as experiências que os ajudem a entender a origem das coisas.

A forma tradicional de mostrar aos mais pequenos como plantar é colocar algodão em um frasco, sementes de algum legume, um pouco de água e pôr num local que apanhe sol. Existem também jogos especialmente criados para que plantar seja uma atividade muito divertida para as crianças. Para que a experiência seja ainda mais educativa e completa podes complementá-la com uma leitura relacionada com o tópico.

Ao gerar uma visão interna da Natureza e da problemática ambiental, os jogos ecológicos dão-lhes uma experiência direta, conectam-nos mediantes os seus sentidos, o intelecto e o afeto com o meio natural, ao reforçar a aprendizagem dos conceitos e fazendo com que tenham consciência dos problemas que enfrentam. A partir do jogo, cria-se um sentido de pertença com a Natureza, ao descobrir que ocupam realmente nela um lugar de grande importância, e ao verem a importância de manter o equilíbrio entre nós e a Natureza.

Ao levar a cabo estas experiências é importante comunicar a importância que essa planta tem para todos os seres vivos que vivem ali e mostrar-lhes quais são as nossas ideias a respeito disso. Ao partilhar-mos as nossas perceções, vamos incentivá-las a que se apercebam dos seus próprios sentimentos. Devemos ser recetivos, saber escutar e deixar que o interesse pela natureza flua em liberdade. Temos de aumentar o seu interesse enquanto respeitamos os seus sentimentos, falamos sobre as suas curiosidades e damos importância aos seus pensamentos.

Recorda-te, ver, experimentar e depois falar. Vamos deixar que explorem com todos os seus sentidos a experiência que estão a viver. Não vamos impor conceitos no momento da experiência, porque certamente que não os irão reter, porque nesse momento, estão a reter a experiência que estão a ter. Mais tarde haverá tempo para explicar os conhecimentos que irão depois enquadrar a experiência.

A imaginação nos jogos é o nosso melhor amigo.

Ana Juárez

Psicóloga

psicologia.aejo@gmail.com

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *