Os tipos de jogos de mesa e os seus benefícios

O jogo é uma ótima ferramenta para estimular as diferentes inteligências das crianças e potenciar as suas habilidades sociais e construtivas. Os jogos de tabuleiro ou de mesa, por exemplo, além de serem divertidos, exigem o uso de procedimentos essenciais nas diferentes esferas da vida, como o planeamento, a previsão, a antecipação, o método de registo e contagem, entre outros. E talvez seja por isso que nunca passam de moda, fazendo as delícias dos mais pequenos e até de muitos adultos.

Hoje a nossa proposta passa por apresentar-lhe os benefícios dos diferentes tipos de jogos de mesa: clássicos, de estratégia, de habilidade, de cartas, de memória, de perguntas e respostas, etc.

Jogos de mesa clássicos

Comecemos pelos jogos de tabuleiro clássicos, como o xadrez, o dominó ou o mikado. O xadrez dispensa apresentações, é famoso a nível mundial, sendo até considerado um desporto hoje em dia. O dominó é um jogo bem mais simples que o xadrez e existem várias versões deste jogo: a tradicional com pontos, para crianças que já sabem contar; com letras, para as que começam a aprender a ler; e com imagens (de animais, de objetos…), para os mais pequeninos. O mikado é uma ótima atividade para fomentar a coordenação, a motricidade, o raciocínio lógico-matemático e a… paciência, algo muito importante para as crianças de hoje em dia que têm muito contacto com aparelhos tecnológicos. O parchis é um jogo de tabuleiro, que é um clássico em Espanha, mas pouco famoso em Portugal. É uma boa ferramenta para que as crianças comecem a aprender a contar e a somar. Desta forma, através da brincadeira, praticam estas novas habilidades matemáticas e vão-nas consolidando. Para crianças mais pequenas, é possível jogar com apenas uma peça por pessoa e com regras mais simples.

Tabuleiro parchis oca - Jogos de mesa clássicosQualquer um destes jogos clássicos melhora a imaginação, a criatividade, a memória e a aprendizagem, estimula a concentração, a perceção visual e a coordenação motora e ainda desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico. Um dos maiores benefícios talvez seja aprender a respeitar regras, que são muito importantes para o desenvolvimento infantil, dado que representam desafios.

O que recomendamos? O Dominó fazendo 28 peças da Janod, o Mikado da Eurekakids ou o Tabuleiro parchis-jogo do ganso com acessórios da Cayro.

 

Jogos de estratégia

Connecting 4 - Jogos de estratégiaOs jogos de estratégia são muito bons para melhorar as habilidades mentais, já que muitos dos procedimentos estratégicos deste tipo de competição podem ser aplicados em várias situações do dia a dia. São muitos os benefícios deste tipo de atividade: favorecem a criatividade, exercitam e potenciam a memória, beneficiam a concentração e ajudam a adquirir autocontrolo. Ao pensarem estrategicamente, para conseguirem alcançar o objetivo, as crianças estão a aprender a planificar e a resolver problemas.

Na Eurekakids, há jogos de estratégia para crianças muito interessantes e divertidos como o Conecting 4 da Eurekakids, o Macropoly da Cayro ou o Bogoss, jogo de estratégia fluorescente da Djeco.

 

Os jogos em grupo

Os jogos em grupo, como são praticados com outras pessoas, são importantes para desenvolver habilidades sociais. Com um jogo individual, uma criança trabalha a introspeção e põe em prática a sua capacidade de interpretação e resolução de problemas, recorrendo a procedimentos analíticos aplicáveis no seu quotidiano ao longo da vida. Enquanto que, com os jogos coletivos, que simulam situações competitivas e/ou cooperativas, os mais novos, além de todas as capacidades referidas anteriormente, ainda trabalham o relacionamento interpessoal.

A roleta da sorte junior - Jogos em grupoAo nível do contacto social, são muitos os ganhos, na medida em que há lugar à discussão e aceitação das regras, à espera pela vez de jogar e é possível jogar em equipas. Durante cada partida, pode também trabalhar a comunicação dos mais novos, fazendo-os falar, ouvir e pensar sobre as diferentes possibilidades de jogadas

De entre a grande variedade da nossa loja online, destacamos os Story Cubes da Asmodee, Lotto a Tômbola de 48 cartas da Cayro, o Jogo da Fruta da Luddatica, o Cupcake Colors da Eurekakids e a Roda da Sorte da Diset.

 

Jogos de habilidade

Os jogos de habilidade, de acordo com o seu objetivo e metodologia, trabalham diferentes competências, que podem ser mentais ou motoras. Sejam quais forem, a prática deste tipo de jogos é muito relevante para o desenvolvimento global da criança.

Camel balancing shapes - Jogos de habilidadeNesta categoria, incluem-se os jogos de construção, os de formar palavras, os de magia e ainda aqueles que implicam uma grande dose de coordenação motora e o uso de capacidades sensoriais como a visão e o olfato, por exemplo.

Nesta secção, recomendamos o original Camel balancing shapes bamboo da Eurekakids, o divertido Game for kids tangram da Cayro, o emocionante Circuito skyrail da Quercetti, o curioso Topscent da Sentosphère e o estimulante Forma palavras classic da Eurekakids.

 

Jogos de cartas

Os jogos de cartas favorecem o desenvolvimento cognitivo dos mais novos, na medida em que melhoram a sua memória, o seu raciocínio lógico e estimulam a concentração e a agilidade mental. Muitos jogos deste tipo podem ser usados com objetivos distintos: aprendizagem de idiomas, alargamento de vocabulário, prática de operações matemáticas, promoção do interesse pelos animais e pela natureza, entre outros.

Jogos de cartas MixamatouSão ótimos por poderem ser praticados em família, o que fomentará o desenvolvimento de habilidades sociais. Têm ainda uma vantagem extra: são muito fáceis de transportar, o que permite, por exemplo, tornar as viagens menos monótonas.

Neste caso, recomendamos o jogo de cartas Mixamatou Djeco, o jogo de rapidez Poção Mágica Sentosphère, o Mil quilómetros da Asmodee ou o Cartatoto inglês da Eurekakids.

 

Jogos de memória

Jogos de memoria Happy FarmOs jogos de memória são uma atividade muito importante para os mais novos, dado que esta capacidade se desenvolve ao longo da vida, desde que devidamente treinada. Assim, quanto mais cedo e mais frequente for a prática de exercícios de memória e a observação, melhor será para a criança. Se estas capacidades forem bem trabalhadas, serão muitos os benefícios quer no que respeita à socialização quer ao nível da aprendizagem, no âmbito escolar e fora deste.

Entre os jogos de observação e memória, consideramos que os mais interessantes são o Jogo de memória happy farm da Janod, o Zanimatch da Djeco, o Jogo de memória As minhas primeiras fotos (idioma inglês) da Brainbox e o Colorfind da Cayro.

 

Jogos de perguntas e respostas

Os jogos de perguntas e respostas, além de serem excelentes formas de entretenimento, são estratégias eficazes para promover, estimular e facilitar o processo de ensino aprendizagem, sendo por isso muitas vezes usados em contexto escolar. Podem ser praticados em equipas, o que implica negociação e uma abordagem colaborativa. Estas são competências extremamente importantes e funcionais em muitos aspetos da vida.

Estes jogos podem apresentar diferentes tipos de perguntas: com respostas de escolha múltipla; com respostas diretas; com pistas, etc. Muitos destes jogos têm ainda um tempo limite de resposta, o que fomenta o autocontrolo, a capacidade de escolha, a criatividade, o desenvolvimento da linguagem e o raciocínio lógico.

Conector Educa Borras - Jogos de perguntas e respostasNesta categoria, recomendamos o Quizzers jogos de perguntas da Cayro e o Educa Borras SA Conector desafio com voz.

Todos estes jogos de mesa de que falamos tem benefícios em comum: ajudam a lidar com a regras, a saber esperar pela sua vez, a tolerar a frustração, a desenvolver competências linguísticas, sociais, cognitivas e/ou motoras e a estimular a iniciativa e auto-estima. Entre tantas e tão boas opções, o difícil será mesmo escolher.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *