Jogos de mesa, divertem, educam e sociabilizam

Os jogos de mesa são uma potente ferramenta sociabilizadora para as crianças. Mediante eles, a criança aprende a respeitar sua vez, aceitar regras, entender novos conceitos, a resolver diferenças ou problemas que podem aparecer, a aceitar a cada jogador com suas próprias particularidades e a aprender com eles.

juego-mesa-infantil

Através do jogo, a criança, se estará preparando para a vida adulta, criando estratégias, buscando soluções e estimulando suas habilidades cognitivas. Reforçará a fala intentando argumentar e além disso, compreenderá que não sempre se poderá ganhar, o que lhes servirá para afrontar as derrotas que possam surgir no futuro. Para isso, é importante que jogo com seus iguais para que não lhe deixem ganhar como normalmente fazem os adultos.

Existem infinidade de jogos de mesa, desde os educativos até os que são puramente de azar, e todos eles buscam incentivar o aprendizado de um modo ou outro, enquanto as crianças se divertem. Nesse sentido, devemos nos fixar muito bem na idade para a qual o jogo foi concebido já que a duração do jogo deverá ser proporcional à maturidade da criança. A modo de exemplo, a duração de uma partida de um jogo destinado às crianças de 3 a 4 anos não deveria superar os 10 minutos. Depois desse tempo, a atenção diminuirá, e perderão o interesse do jogo.

Entre os educativos, podemos encontrar jogos que estimulem o aprendizado de idiomas, que relacionem países com seus monumentos mais emblemáticos, animais em seu habitat, que ensinam a posição dos planetas dentro do sistema solar ou inclusive que ajudem a reforçar o que estão aprendendo na escola através de letras e números.

Mesmo assim, são muito importantes os jogos de percepção visual, e de memória, porque estimulam a atenção, e lhes prepara para retos maiores que terão lugar no futuro como provas escolares ou trabalho. Desta tipologia, também tem muito onde escolher. Puzzles para crianças de diferentes tamanhos e formas, fichas de observação com cheiros…

juego-mesa-puzle-ninosDevemos nos fixar muito bem na recomendação de idade que indicam nos puzzles. A maior idade, mais peças, e de menor tamanho. O tempo estimado para completar també, muito diferente e ofertar um puzzle para uma idade superior à recomendada pode levar à falta de interesse no jogo ou extravio de peças.

Os jogos de memória infantis, ou “memos” são úteis para fomentar o desenvolvimento da memória dos pequenos. Dentro das diferentes versões, o jogo consiste basicamente em mostrar primeiro as cartas e depois coloca-las ao contrário. Logo, iremos perguntando onde está o cachorrinho, o pintinho, o carro, isso dependerá da temática do memo escolhido, de modo que as crianças deverão lembrar que havia atrás de cada uma delas.

Os jogos de perceção visual, também tendo em conta que existem muitas versões, se baseiam em observar detidamente uma carta de entre muitas, para logo receber perguntas sobre seu conteúdo. São jogos muito divertidos que potenciam a concentração e lhes estimula a se esforçarem cada vez mais. Além disso, todo esse exercício adicional, lhe ajudará em classe e para outras situações de sua vida.

Os jogos de estratégia vão destinados à crianças um pouco mais grandes já que precisam de um pensamento mais elaborado, planificando e antecipando as ações dos adversários para poder ganhar a partida. Normalmente tem uma duração bastante mais longa, de entre 20-30 minutos que irá aumentando progressivamente, assim como a dificuldade, a medida que as crianças vão crescendo.

Por outro lado, recomendamos especialmente os jogos em família. É uma oportunidade para rirem juntos, sentirem-se queridos e aceitados, demonstrarem carinho e ao mesmo tempo, passar-lhes valores que lhe servirão para a vida. Para os pais também é uma forma muito útil para conhecer melhor aos seus filhos, detectar condutas a melhorar ou graduar pouco a pouco sua tolerância à frustração.

Resumindo, os jogos de mesa ajudarão à criança ao desenvolver todas suas potencialidades a ao mesmo tempo socializa preparando-o para a vida adulta.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *