Brincando com as mão: massa de moldar e manualidades

De todas as matérias que forma o curriculum escolar, muitas vezes damos uma importância menor à classe de plástica ou de manualidades criativas e mesmo assim está aí. Por que?

Entre todas as respostas que nos daria um educador, a mais importante é que de que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina das crianças, também sua criatividade, imaginação, coordenação, lateralidade e muitos, muitos outros bons motivos.

Massa de moldar - manualidades criativasMas, por que é tão importante um bom desenvolvimento da coordenação motora fina? Porque permite ir aperfeiçoando pouco a pouco os movimentos de suas mão, adquirindo precisão, eficiência e harmonia para chegarem a dominar o traço e posteriormente, conseguir escrever corretamente.

E tudo isso é muito mais complicado do que parece, se devem exercitar pequenos grupos de músculos além de ossos, tendões e articulações. Mas como tudo na vida, é questão de treino e prática e por isso em todas as escolas dão essas classes.

Uma das atividades estrela é a da massa de moldar. Com ela as crianças podem tocar, apertar, soltar, golpear, amassar, redondear, cortar, voltar a juntar para finalmente dar a forma desejada na massa. Neste processo, com o qual se divertirão muito, além de ajudar-lhes em seu desenvolvimento, motor, lhe estamos ajudando a criar, a imaginar, a aprender a se concentrar, a coordenar, a ver como misturam as cores e um longo etcétera que em resumo, resulta muito benéfico para eles.

Massa de moldar - manualidades criativasTambém existem outro tipo de texturas modeláveis como o Patarev (muito mais leve e nada oleoso) a argila, o Eco Painting Mulberry (feito da cortesa da moreira), uma simples massa de pão ou inclusive o gesso para colocar em formas.

Como as crianças necessitam trocar de atividade com frequência para não se cansar, é recomendável alternar esta atividade com outro tipo de brincadeiras de manualidades como recortar – que é especialmente difícil de aprender – colar e descolar auto colantes, fazer formas com eles, desenhar e pintar com diferentes ferramentas (giz de cera, lápis, aquarelas, etc.,) perfurar, rasgar, fazer bolinhas de papel e colar, etc.,

A medida que as crianças crescem, as possibilidades são maiores e cada vez mais complexas. Por exemplo, estão os Playmais, que para quem não o conhece, são umas pequenas peças coloridas que se juntam entre si com somente humedecer as pontas.

Esta atividade é extraordinária e as possibilidades são infinitas, pode ser criada qualquer coisa inclusive em 3D! É muito recomendável porque estimula a imaginação e a criatividade e se obtêm grandes resultados sem ter que dedicar muito tempo nem esforço.

Playmais - manualidades criativas

Além destas, há outros brinquedos de manualidades com os quais as crianças aproveitarão muito como por exemplo a papiroflexia, as mandalas, kits de areias coloridas, jogos para fazer sabões, velas, bombons… São tantas as opções, que na Eurekakids temos uma categoria inteira dedicada a atividades criativas. Quer conhecê-la?

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *