Bonecas e peluches: porque triunfam sempre?

Efetivamente, quase toda a gente concorda que as bonecas e os peluches são os brinquedos sensação de todos os tempos.

As bonecas de trapo, de porcelana, de tecido, de plástico, de papel, de madeira… conviveram com crianças de todo o mundo durante séculos. É muito difícil determinar quem inventou a primeira boneca da história, mas sabe-se que as crianças do Antigo Egito já brincavam con elas há muito, muito tempo.

Niña da de comer a muñeco bebéAs bonecas permitem às crianças simular a vida real. São um ensaio, um banco de experiências do mundo que as rodeia. São fundamentais para fomentar a imaginação e a criatividade.

Além disso, são ferramentas perfeitas para que os mais pequenos desenvolvam as suas capacidades comunicativas e sociais, aprendam tarefas e hábitos… Brincar com bonecas também é benéfico porque permite desenvolver e comunicar as emoções. Talvez pelo facto de representarem a figura humana e de permitirem projetar a vida e as preferências de si mesmos se tenham convertido num brinquedo tão apreciado.

Em muitas ocasiões, especialmente nos últimos anos, têm-se ouvido vozes críticas sobre determinados aspetos das bonecas, como o facto de serem consideradas um “brinquedo de raparigas” ou de se comercializarem bonecas com corpos adultos que não correspondem à realidade. É importante ter em conta estas críticas e ultrapassá-las, mas sem perder de vista que brincar com bonecas continua a ser uma atividade muito benéfica, tanto para meninos como para meninas, e uma fonte de influências positivas.

Muñeca Sofie de EurekakidsHá que ter em conta também que as bonecas podem ser acompanhadas de uma grande variedade de acessórios e complementos que as tornam ainda mais atrativas para fomentar a brincadeira simbólica. A roupa e os sapatos para as vestir, as casinhas de bonecas para reproduzir as suas aventuras no lar e os carrinhos de bonecas para as levar de passeio são só alguns exemplos.

Em geral, no mercado podemos encontrar uma grande variedade de bonecas. É importante importante escolhê-las de forma consciente: comprovar qual é a idade recomendada de uso, assegurar-nos de que todos os elementos estão bem cosidos ou colados, escolher materiais de qualidade, etc.

Os peluches são também um dos brinquedos de eleição dos mais pequenos, ainda que por motivos ligeiramente diferentes dos das bonecas. Um peluche acaba por ser um companheiro para a criança, muitas vezes até o “substituto” dos pais, na ausência destes, tranquilizando-a. E, neste caso, não se coloca a questão de ser brinquedo de rapaz ou de rapariga. Um peluche é intemporal e unissexo.

Casa de muñecasE por que razão as crianças gostam tanto de peluches? São muitas as razões: são macios, agradáveis ao toque, bons para morder e, normalmente, acabam por ficar com o cheiro do pai ou da mãe impregnado. Assim, com o seu peluche, o bebé sente-se mais seguro, visto que o seu cheiro e o seu contacto o reconfortam, quando precisa. Há bebés que usam os peluches como verdadeiros amigos (os especialistas chamam-lhes “objetos de transição”), quando vão para a creche ou passam a dormir numa cama maior no seu quarto. Aquele peluche dá-lhes conforto, num momento difícil em que têm de enfrentar a separação dos pais ou o medo de estarem só.

Na Eurekakids, terá à disposição um amplo catálogo de bonecas e respetivos complementos de distintas marcas: Eurekakids, Nenuco, Roba, Janod, La nina, Muñecas Arias, Krooom, Kidkraft… Os nossos peluches também são de marcas muito prestigiadas, como: Kaloo, Happy Horse, Nattou ou a nossa marca própria.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *