Um novo desafio: aprender a ler as horas do relógio!

Chegou o momento de aprender a ler as horas do relógio. Estão prontos? Não será uma tarefa fácil, haverá dificuldades e, às vezes, as crianças podem ficar um pouco confusas, mas este é um desafio que vamos superar, com muita imaginação, dedicação e um ou outro truque útil.

Achamos que muitos pais podem precisar de algum conselho para acompanhar os filhos neste desafio emocionante e, por isso, decidimos selecionar alguns jogos que certamente irão inspirar miúdos e graúdos na mágica descoberta do relógio e do seu funcionamento. Será um momento importante nas suas vidas. Na verdade, alguns de nós ainda se lembram do primeiro relógio, dado pela avó ou outro familiar, que se manteve por um bom tempo nos nossos pulsos e cujos ponteiros tínhamos de seguir para saber a hora exata. Tão boas recordações …

Antes de iniciar este desafio, é importante que a criança já saiba os números, pelo menos até 60, uma vez que assim vai saber como ver e indicar os minutos. Igualmente útil será aprender a tabuada de cinco (graças a Deus, é mais fácil do que a forma como nos ensinam na escola!). E, finalmente, deveremos ter diante de nós um relógio agradável para começar a descoberta.

O Relógio coruja o’clock, proposto pela marca Janod, é perfeito porque, com a sua forma e as suas cores, vai chamar a atenção dos seus filhos. Ao aprender as horas, será importante que os ponteiros não estejam protegidos, para que possam movê-los facilmente. Ao fazer isso, eles vão perceber o que significa a passagem das horas e dos minutos.

orologio-gufo-o-clock

Ao ter esta pequena e bonita coruja nas mãos, é possível explicar o funcionamento do ponteiro curto, o das horas, e do ponteiro mais comprido, o dos minutos. O maior desafio será compreender a duração de uma hora inteira, que ocorre só depois de uma volta completa do ponteiro maior. Divertido, não é? Tentar e voltar a tentar… e também usar a parte de trás da coruja, onde há uma lousa em que poderá desenhar com giz os ponteiros.

O funcionamento principal do relógio e dos seus ponteiros é o primeiro passo. Para exercitar, os pais podem fazer pequenos exercícios divertidos com o objetivo de fazer as crianças compreenderem como ler em conjunto os ponteiros das horas e dos minutos. Que tal experimentar o Activity Timer da Eurekakids?

activity-timer-aprenda-as-horas-do-relogio

Este jogo é extremamente útil e adequado para ajudar as crianças a aprender as horas do relógio. Traz fichas que relacionam os hábitos diários com as horas, tanto digitais como analógicas, e ainda um relógio analógico de brincar.

Pode utilizar as cartas para associar as horas a diferentes momentos ou atividades do dia a dia. Por exemplo, as 7: 30h podem ser relacionadas com a parte da manhã em que a criança toma o pequeno-almoço, antes de ir para a escola. Depois, pode também convidar os seus filhos a mostrar essa hora no relógio. Vai ser muito divertido!

Os jogos para aprender as horas são tantos, há realmente jogos de todos os tipos, mas muitas crianças vão querer assumir este importante desafio acompanhadas por personagens famosas, como o grande Mestre Yoda da célebre série Star Wars. O que acha? Neste caso, a missão será a de aprender a ler o tempo digital. Para superar este objetivo, o truque será ser capaz de distinguir as horas do dia das da noite. Para isso, é preciso saber ler as horas de 1 a 24 e não só de 1 a 12. É um truque simples, mas que vai agarrar a atenção de cada pequeno Padawan.

orologio-sveglia-yoda-di-star-wars

Então, aceita o desafio? Que jogo prefere? Na Eurekakids, encontrará estes jogos de relógio e muitos mais.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *