Guia dos têxteis básicos para bebés

Preparar o enxoval do bebé é uma tarefa emocionante, mas, ao mesmo tempo difícil, sobretudo para os pais de primeira viagem. A quantidade de artigos têxteis para bebé é tão grande que por vezes se torna complicado saber o que se vai efetivamente precisar. Com o guia que se segue, pretendemos ajudar os pais a compreender quais são os produtos têxteis básicos para o dia a dia do bebé e para que servem, de modo a ser mais fácil escolherem o que deve fazer parte do enxoval do seu filho.

Os lençóis

Os conjuntos de lençóis de bebé têm, regra geral, três peças: o lençol de cima, o lençol de baixo e a fronha para a almofada. Pode optar por diferentes medidas, de acordo com a cama que tem no momento: 50 x 80 cm, se está a usar um miniberço; 60 x 120 cm, caso tenha optado por um berço norma; e ainda 70 x 140 cm ou 80 x 130 cm, quando já se usa um berço grande ou uma cama convertível.

Jogo de lençóis para moisés bobo stella Petit Praia

Jogo de lençóis para moisés bobo stella Petit Praia

É recomendável terem mais do que um conjunto de lençóis, visto que os bebés, nos primeiros tempos, bolçam muito depois das mamadas. Normalmente, o lençol de baixo é a peça que se suja com mais frequência e, por isso, são vendidos muitas vezes em separado, para evitar terem de comprar jogos completos.

O resguardo de colchão

Quando temos bebés em casa, temos “imprevistos” quase diariamente: regurgitações de leite, escapadelas de xixi da fralda, vómitos… Frequentemente, estas situações significam sujar os lençóis e é preciso evitar que os líquidos cheguem o colchão, porque, quando isso acontece, a lavagem é bastante complicada e por vezes é difícil eliminar as manchas e o cheiro do colchão.

Assim, é aconselhável usar um resguardo impermeável entre o colchão e o lençol de baixo. É importante que, além de impermeável esta proteção seja transpirável, de modo a garantir o conforto do bebé e uma longa vida do colchão.

A colcha e o protetor de berço

As colchas de bebé devem ser de materiais adequados e ter algumas características específicas. Normalmente, são de algodão e os seus enchimentos não são muito densos para não pesarem e não fazerem o bebé ter muito calor. É possível escolher conjuntos de têxteis de quarto de bebé todos do mesmo design. Ou optar por combinar apenas algumas peças, como a colcha e o protetor de berço, por exemplo.

Protetor de berço fantasia my baby 70cm x 140cm Bolin Bolon

Protetor de berço fantasia my baby Bolin Bolon

protetor de berço é também um acessório extremamente conveniente. Ao colocá-lo no berço, estará a evitar possíveis pancadas do bebé nas laterais e na cabeceira da cama, entalamentos das pernas ou dos braços entre os barrotes durante o sono ou quedas da chupeta ao chão ao longo da noite. Se os bebés se mexem muito, há quem coloque dois protetores, um de cada lado da cama, pois, coberto todo o perímetro interior, o bebé poderá mover-se sem qualquer perigo.

A manta

As mantas de bebé são essenciais quando se tem um bebé pequeno, pois servem para o envolver e têm várias funções. Deve levar logo uma para a maternidade, dado que, logo a seguir ao nascimento, é necessário embrulhar o bebé ainda na sala de partos. Usa-se também para dar um aconchego suplementar à criança se o local onde se encontra tem um temperatura mais baixa ou se é preciso levá-lo de para outro sítio.

Manta plume verde menta Kaloo

Manta plume verde menta Kaloo

Há mantas de bebé de diferentes materiais: 100% algodão para as épocas mais quentes, e de tecido sintético tipo veludo ou de lã, para as estações mais frias. Para escolher a mais adequada ao seu caso, deve ter em conta o uso que lhe vai dar e a época do ano em que a vai usar. Não se esqueça de que a manta deve ser leve e não deve ter adereços que se possam soltar e asfixiar o bebé.

Hoje em dia, há também umas mantas-capa, muito práticas, que se “vestem” ao bebé e o agasalham bem muito facilmente. Também há de materiais distintos e, em alguns caso, o exterior e o interior é de diferentes materiais. Poderá ser uma boa aposta.

O edredon

Tal como no caso dos lençóis, também há diferentes medida de edredons de bebé e das capas respetivas. É pouco frequente encontrar edredões com as dimensões dos miniberços, o que é facilmente compreensível devido ao facto de não ser aconselhável usar este tipo de coberturas antes dos 18 meses. A partir desta idade, pode e deve optar por este artigo têxtil, porque, na época mais fria, é quente e confortável para criança.

No momento em que decidir comprar um edredon de bebé, opte por edredão lavável e anti-alérgico, tendo em conta que as coisas das crianças se têm de lavar com frequência e que muitas vezes têm alergias a determinados materiais.

A musselina

Já ouviu falar nas musselinas ou lençóis de musselina? Ultimamente, estão muito na moda e há boas razões para isso. Este substituto bonito e moderno das antigas “fraldas de pano”, é fabricado num tecido muito fino e transpirável e tem geralmente 1,2m x 1,2m. Os seus usos são muito diversificados. Este artigo têxtil é muito usado para tapar o bebé durante os meses de calor, em alturas em que uma manta seria demasiado e serve ainda para colocar sobre o ovo ou o carrinho e assim proteger o bebé da luz ou do ar condicionado nos lugares públicos, enquanto dorme. As mães que amamentam também usam muito as musselinas na hora de darem de mamar, em lugares públicos. Para terem mais privacidade, passam-nas sobre os ombros e tapam ligeiramente o bebé. Podem ainda ser utilizadas como um trocador improvisado, para pôr debaixo do bebé no caso de ter de trocar a fralda ao bebé fora de casa.

Musselina namaste ocre Walking Mum

Musselina namaste ocre Walking Mum

Há lençóis de musselina de muitos materiais diferentes: as primeiras a aparecer foram as de 100% algodão, que continuam a ter imenso sucesso. Entretanto, vários fabricantes apostaram em novos materiais: um deles é a fibra de bambu, que tornam as musselinas extremamente suaves e ideais para a delicada pele do bebé; outro é o algodão orgânico, produzido ecológica e responsavelmente, evitando produtos químicos no processo de cultivo e de fabricação. Para além dos materiais, pode escolher entre muitos padrões bonitos e originais.

Como se tudo isto não bastasse, a musselina tem ainda outras vantagens: ocupa pouco espaço dobrada, não necessita de ser passada a ferro e, sendo de um tecido tão fino, seca muito rápido.

A capa de banho

capa de banho tem a função de toalha, com a particularidade de um dos seus cantos ter uma dobra para pôr na cabeça do bebé e deste modo evitar que escorregue da toalha. Existem diversas medidas e diferentes qualidades de felpo. Nós recomendamos aquelas que são de 100% algodão.

Toalha zoo cachorrinho Skip Hop

Toalha zoo cachorrinho Skip Hop

Uma versão moderna da capa de banho é a toalha-avental, uma capa de banho mais comprida, com uns clips ou tiras, que a mãe ou o papai atam ao pescoço tipo avental, o que permite ter os dois braços livres para tirar o bebé da banheira, pegar nele e colocá-lo sobre a toalha. Depois, é só pôr a parte inferior da toalha e puxá-la para cobrir a criança. É muita prática para quando o bebé é muito pequeno e há só uma pessoa para lhe dar banho.

A forra do trocador

A forra do trocador é utilizada para cobrir o colchonete do móvel trocador, para que o bebé se deite sobre um tecido mais agradável que o plástico que reveste o pequeno colchão. Geralmente, as medidas são standard, por isso adaptam-se à maioria de colchonetes de trocador: 50 x 70 cm ou 50 x 80 cm.

Aconselhamos a terem, pelo menos duas forras de trocador de bebé, uma vez que se sujam com frequência ao trocar a fralda ao bebé, sobretudo nos primeiros meses, em que os cocós são mais líquidos e é habitual haver alguma “escapela” durante a troca da fralda. As mais comuns são as forras de felpo de cores lisas, muito decorativas já que se podem escolher em cores que combinem com os tons do quarto da criança. Nos últimos tempos estão na as forras de algodão estampadas, que também são muito decorativas e dão um toque mais sofisticado ao cantinho do seu filhote.

Julgamos que estes são os essenciais dos têxteis de bebé. Nas nossas coleções têxteis, encontrará tudo o que precisa para o enxoval do bebé das marcas de puericultura mais prestigiadas: Babymoov, Petit Praia, Kaloo, Bolin Bolon, Micuna ou Babybjörn. Já deu uma vista de olhos nesta secção da Eurekakids?

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *