Como evitar o medo de dormir sozinhos das crianças

Existe um período na vida das crianças que é muito comum que tenham medos noturnos e pesadelos, fazendo com que comecem a ter medo de dormir sozinhos.

Crianças com medo dormir sozinhosNão é necessário que o menino ou menina tenham passado por alguma vivencia pessoal impactante ou que tenha visto um filme de terror. Os motivos podem ser muito variados e as vezes totalmente insuspeitos. Por exemplo, uma simples história como Chapeuzinho Vermelho pode conter uma ilustração de um lobo com longos dentes, ou a bruxa de Hansel e Gretel com seu carácter malvado e seu aspecto horrível. Um esqueleto ou um fantasma que aparecem nos desenhos animados… talvez uma conversa boba entre adultos sobre algum acontecimento recente que não passou despercebida… Quem sabe o que os impressionou!

Um recurso usado antigamente para conseguir que as crianças obedecessem era ameaçar que viria o homem do saco. Nunca é demais dizer que este tipo de estratégia não deve ser usado e devemos nos assegurar de que ninguém em seu entorno, como os irmãos mais velhos, etc, o façam. Eles já possuem imaginação suficiente para criar seus próprios monstros sem que ninguém precise ajudar.

Seja qual for o motivo, chega a noite e o medo aparece. O que podemos fazer?

Em primeiro lugar, não falar deste tema, nem de como vencer ou superar o monstro em questão justo antes de ir para a cama. Esse não é o momento. Converse sobre coisas de que ele goste muito, faça com que vá dormir pensando em algo muito agradável que o deixe o mais longe possível de seus medos. Talvez sobre como foi divertido aquele dia fazendo determinada coisa, e que logo farão novamente. Ou fale de seus primos, amigos, etc., daquela travessura de que riram tanto… Tanto faz sobre o que falar, o importante é recordar coisas agradáveis que o fará se sentir à vontade e reconfortado.

Crianças dormirOutra ideia pode ser colocar um pequeno ponto de luz, mais conhecido como luz tira medo em seu dormitório. As crianças se sentem cômodas e relaxadas em lugares que já conhecem. Mas como a noite não se vê nada, podem acordar e não saber onde estão.

Uma luz de presença para crianças que ilumine levemente o dormitório fará com que ao despertar, reconheça o lugar e se sintam seguros.

As luzes tira-medo são feitas justamente para crianças e por isso são muito seguras. Não queimam, possuem formas arredondadas, são muito suaves para facilitar o sono e costumam ter formatos graciosos ou possuir um desenho de algum animalzinho para que os pequenos se sintam mais tranquilos.

Peluches para criançasTambém pode ser uma boa ideia contar com um amigo de aventuras para dividir a noite, como uma pelucia, um boneco, um doudou, etc. Melhor que seja um que tenha uma grande estima e que seja macio para que o possa abraçar sem problemas. Deste modo, também se sentirá mais acompanhado se, de repente, começa a sentir medo.

Durante o dia, preste atenção ao que assiste ou peça que te explique que coisas aconteceram na escola. Se teve um pesadelo e consegue te contar, fica mais fácil de identificar o que o está assustando e assim, conseguir traçar uma estratégia para superar esse temor. Coloquemos um exemplo: um urso gigante. Então podemos procurar uma história que fale de um urso bom ou inventar uma história sobre um urso que era muito grande mas que não era nada perigoso, que tinha muitos amigos e gostava das mesmas brincadeiras que seu filho gosta. Conhecer o inimigo faz com que perca o medo e o supere.

De qualquer maneira, se os medos aparecerem e for preciso socorrer seu filho, não há problema. Faça um pouco de companhia até que se tranquilize e em seguida, volte a sua cama. Isso é algo passageiro.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *