Como cuidar e limpar os Brinquedos e artigos de puericultura?

As crianças sempre estão brincando pelo chão e é que são muito inteligentes! No chão os brinquedos não caem e há muito mais espaço para brincadeiras em lugares insuspeitáveis. Brincar no chão lhes permite muita mais liberdade de movimentos e ter a opção de brincar com vários brinquedos ao mesmo tempo. Logo ao terminar o dia, um banho quentinho e pronto!
Circuito tren de madera

No entanto, é muito comum não reparar que os brinquedos precisem também de um repasso de vez em quando, por que se não, acabam acumulando muito pó e sujeira. Para as crianças que tem alergia ao pó, é especialmente aconselhável ter uma pauta de limpeza mais estrita já que inclusive os brinquedos que aparentemente parecem estar em perfeito estado, estão surpreendentemente cheios de pó.

Normalmente, nas instruções dos brinquedos já há explicações do modo que devem se limpos e que aspetos deverão ter em conta ao fazê-lo, mesmo que tenhamos perdido tais instruções, ou se o brinquedo for herdado, ou nas intrusões não há esses conselhos, abaixo algumas indicações que poderão ser úteis:

1- Peluches, o imã perfeito do pó. Se somente se compõe de têxtil e fibras têxteis, a maioria poderá ser lavada na máquina de lavar a pouca temperatura. Se aconselha que seja a 30º e com sabão neutro.
Normalmente não recomendam centrifugar, sobretudo porque se as costuras não são o suficientemente consistentes, podem deformar-se ou o que é pior, rasgar e chegar a quebrar a máquina de lavar.
Sem dúvidas, o mais seguro é lavá-los a mão e com cuidado, extrair toda a água possível antes de colocá-los a secar para que o recheio interior fique solo.

Gusy Luz Molto

Gusy Luz Molto

Se leva componentes eletrônicos, como as ovelhas musicais ou peluches com luz noturna, seu tratamento é diferente.

Simplesmente deverão ser limpos externamente com um pano úmido e bem escorrido com um pouco de sabão neutro e logo igualmente, repassar o brinquedo somente com o pano úmido sem sabão.

2- Brinquedos de plástico sem componentes eletrônicos, brinquedos de construção, encaxáveis, quebra-cabeça, chocalhos, podem ser deixados um pouco de molho com água com sabão, a pouca temperatura e depois enxaguar e colocar a secar.

3- Brinquedos de plástico com componentes eletrônicos ou que podem danificar-se ao serem colocados de molho. Carros de brinquedos, brinquedos com tele mandos, tablets, computadores infantis, andadores, etc. Se acumulam muito pó, as vezes é aconselhável passar o aspirador com a escova pequena e a continuação um pano úmido com água com sabão e muito escorrido. Enxaguar com outro pano úmido sem sabão e secar.

Gallinita estirar con mini-looping Janod

Gallinita estirar con mini-looping Janod

4- Brinquedos de madeira ou com componentes de madeira. Aplicar o mesmo processo que no ponto anterior. A madeira é porosa e absorve a água deformando a estrutura, assim que não devem serem colocados de molho.

5- Brinquedos de cartão. Se estão forrados de plástico, como os cubos para fazer torres ou encaixar, também podem ser limpos com um pano úmido mas muito muito escorrido para que se alguma aresta foi perdida pela coberta de plástico, não se infle e estrague o brinquedo. Se o cartão estiver sem forrar, como as cozinhas ou casinhas de cartão para personalizar, o melhor é usar somente o aspirador.

6- Em relação aos produtos de puericultura, a pauta a seguir seria mais ou menos a mesma. Comprovar de que matéria está composta o artigo e se duvidamos de como lavá-lo, optar sempre pela opção menos agressiva para não estraga-lo. Os carrinhos de bebe, as espreguiçadeiras ou as cadeirinhas de automóveis, por exemplo, permitem, normalmente lavar as capas na máquina de lavar, como sempre, a baixa temperatura com um sabão muito suave e sem centrifugar. Para as cadeiras de papa, que não estão forradas de plástico, o mesmo que com as cadeirinhas, a baixa temperatura e sem centrifugar. Par o resto de materiais, móveis, banheira, bacio, o que comentávamos, comprovar o material e aplicar os princípios dos brinquedos.

Esterilizador JanéOs produtos destinados à alimentação têm sempre instruções muito precisas de como devem e podem ser limpos. Normalmente são aptos para lava-louças e outros devem ser esterilizados adequadamente antes de chegar na boquinha do bebé.

Em todo caso, esperamos que estes conselhos tenham sido de ajuda para os pais, e automaticamente para as crianças da casa!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *