Aproveita de um verão seguro: conselhos de segurança para crianças em piscinas

Quando chega o verão é muito comum que as crianças comecem a aproveitarem dos jogos e brincadeiras ao ar livre e dos banhos, especialmente nas piscinas e praias. Segundo indicam as estadísticas, durante esta época do ano é quando mais se produzem lesões nas crianças, e quando se multiplica um dos riscos mais graves: o do afogamento. Brincar na piscina é muito benéfico para as crianças, mas sempre se deve fazer tendo em conta alguns conselhos de segurança para crianças em piscinas e algumas medidas fundamentais. Veremos o que propõe esta matéria da Associação Nacional da Segurança Infantil (ANSI).

Niña_playaEm primeiro lugar, a ANSI, recomenda a vigilância e o controle permanente dos adultos como primeira garantia de segurança das crianças em piscinas. Ainda que aparentemente é uma coisa óbvia, as vezes, podem produzir-se distrações pelo uso de telemóveis ou outros distrações que temos que evitar. E que tipo de vigilância é a adequada? Segundo esta associação, o adulto responsável da vigilância deve olhar a cada 10 segundos a piscina para que ver o que fazem as crianças. E não deve situar-se a mais de 20 segundos de distância da piscina, para poder acudir rapidamente em caso de emergência.

Outra recomendação da Associação Nacional de Segurança Infantil é que as piscinas sejam inacessíveis para as crianças, se é necessário com elementos de segurança ativa como cercas, cobertores, etc. Os adultos devem evitar a possibilidade que a criança possa entrar na piscina ela sozinha, por se acontece algum descuido, e instalar as medidas de segurança necessárias para que isso não possa acontecer. Também deve-se revisar profundamente o funcionamento geral da piscina e suas partes: elementos de sucção, filtros, partes mecânicas, etc.

piscina_niñosA ordem é outro dos elementos que nos devem ajudar a aproveitar de um verão seguro. Temos que recolher os brinquedos que estão pertos da piscina para evitar que as crianças caiam ou tropecem com eles, e temos que guardá-los depois de cada banho para que as crianças não caiam na tentação de pegá-los da água quando o momento da piscina tenha terminado.

E o que nos recomenda a ANSI para os momentos de emergência real? Ter ao nosso alcance coisas que nos possam ajudar o resgate, como salva-vidas para tirar a criança da água e um telemóvel ou fixo para chamar a emergências. Também é muito positivo ter noções de reanimação cardiopulmonar (RCP).

Além destes conselhos, a Associação Nacional de Segurança Infantil recomenda garantir que as crianças aprendam a boiar e a nadar quanto antes melhor. Ainda que não é garantia total para evitar os problemas, já que também há riscos por quedas, golpes ou más digestões, sim que é um ponto importante.

Também temos que garantir que todos os elementos de segurança que se utilizam, como bóias, brinquedos aquáticos, piscinas insufláveis, etc. cumprem com todas as medidas de segurança necessárias.

Piscina y niñosPorém, além destes conselhos da Associação Nacional da Segurança Infantil, também é muito importante a tarefa de avisar às crianças e conscientizá-las de como evitar que se machuquem. Tem que explicar-lhes que não devem nunca ir à piscina sozinhos, colocar bóias, coletes antes de entrar na piscina, e nunca se jogar na piscina se é pouco funda, não correr ou brincar perto da borda ou das escadas por que podem escorregar… Também é importante falar com eles que é importante esperar um pouco para entrar na piscina depois de comer e que devem sempre entrar pouco a pouco na piscina.

Com todas estas medidas, a segurança em piscina está garantida! Somente falta se divertir muito. Na Eurekakids temo um amplio catálogo de brinquedos aquáticos, brinquedos de exterior, bóias e piscinas insufláveis como Intex ou Jilong.

Aproveita de um verão seguro.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *