7 coisas que devemos saber das cadeiras de auto

Quando chega o momento de escolher uma cadeira de auto, nos damos conta das várias coisas que devemos ter em conta e aprender, e não é fácil.

Para garantir a segurança das crianças que viajam em auto, existe uma extensa diretiva europeia em respeito que exige o cumprimento de uns parâmetros a todos os Estados Membros. Mas, resumindo, o que temos que saber?

1- Que até agora os sistema de retenção infantil (SRI) – que são obrigatórios até os 135cm de altura, se classificam nos seguintes grupos a partir do peso da criança:

– Grupo 0: Até os 10Kg de peso.
– Grupo 0+: Até os 13Kg
– Grupo I: Dos 9 aos 18Kg.
– Grupo 2: Dos 15 a 25Kg.
– Grupo 3: Dos 22 a 36Kg.

Jane Montecarlo R1 Xtend

Jane Montecarlo R1 Xtend

Existem muitos modelos de cadeiras que pertencem à vários grupos ao mesmo tempo porque são evolutivas, assim que é bastante frequente encontrar por exemplo, cadeiras de auto do grupo 2/3, que são possíveis alongar e ajustar o encosto. Os fabricantes consideram mais seguras as cadeiras específicas para cada grupo de idade que as que abarcam mais de um grupo porque foram desenhadas exatamente para m peso concreto.

2- Que as cadeiras podem ser instaladas de diferentes maneiras no auto: mediante somente o cinto de segurança do próprio carro, devidamente colocado entre as guias dispostas especificamente para isso. Também mediante o sistema Isofix (Se o carro dispõe dos ganchos correspondentes), as patas de apoio (support leg) e o sistema Top Tether.

3- Que para colocar a criança na cadeira, existem 2 maneiras: O cinto de segurança de 5 pontos ou as almofadas de segurança que o substituem. As almofadas somente podem ser usadas em um tipo de cadeira, não todas valem.

4- Que é rigorosamente necessário que os bebés até os 15 meses viagem de costas para a marcha em uma cadeira disposta no assento traseiro e no lateral. Foi comprovado que é muito mais seguro para eles e reduz drasticamente as lesões em caso de um hipotético impacto.

5- Que tem que ser muito meticuloso com a instalação da cadeira e seguir muito bem as instruções já que se detetaram que uma grande parte das cadeiras se instala de forma errada com o perigo que isso tem.

6- Quem uma nova normativa, a I-Siva será implementada até o 2018 e que se baseará na altura das crianças e não no peso, que é um método muito mais preciso na hora de desenhar as cadeiras. Com a chegada do I-Size, o sistema Isofix será obrigatório, assim que se deseja comprar um carro, deverás pedir que esteja incluído os ganchos de Isofix.

Cybex Sirona autumn gold7- Em nenhum caso se devem comprar cadeiras de segunda mão já que o mais mínimo impacto, podem ser deformadas internamente e que se transformem em pouco ou nada seguras em caso de um impacto mais forte.

Se lhe interessa conhecer um pouco mais de cada cadeirinha, lhe convidamos que visites nosso site onde poderás encontrar muitos modelos e muitas marcas como as cadeiras de auto de bebé Casualplay, Concord, Peg-Pérego, Jané, Römer, Bébé Confort, Cybex….

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *