Teoria das IM: A inteligência Intrapessoal e Interpessoais

Há emoções que são fáceis de identificar como a alegria, a euforia, a tristeza ou a raiva, mas não sempre se manifestam tão abertamente. Aprender a detectar essa sensação de incomodidade que as vezes nos invade e saber colocar nome, normalmente requer um grande trabalho de introspecção e de sinceridade consigo mesmo.

Howard Gardner na sua teoria das Inteligências Múltiplas a chama de Inteligência INTRApessoal e a descreve como a habilidade de conhecer-se a si mesmo, identificando os próprios sentimentos ou pensamentos para conquistar o domínio sobre si mesmo, a disciplina e a maturidade.

Este exercício de introspecção precisa de uns canais de expressão como a linguagem, a música, da dança… para poder exteriorizar e ser trabalhado. E, quando sabemos o que nos motiva, o que nos altera, quais são nossas fortalezas e onde estão nossos limites, nos compreendemos melhor. Então é quando temos a oportunidade de criar estratégias que nos ajudam a reacionar adequadamente perante as diferentes situações que a vida nos planteia ganhando em autoconfiança.

Consciente disto, muitos educadores trabalham ativamente as emoções com as crianças através de atividades, jogos e livros. O objetivo é animar as crianças a identificar e exteriorizar seus sentimentos assim como ajudar-lhes a encontrar recursos para lograr controlar comportamentos negativos como a agressividade ou a impulsividade.

Exemplos de atividades:
-Fichas para ampliar vocabulário: Não podemos expressar como nos sentimos si não conhecemos as palavras adequadas.
-Escrever um diário: Escrever é muito recomendável tanto como terapia como para tomar consciência de nossos sentimentos.
-Identificar as emoções: Relacionar expressões faciais com as emociones correspondentes.
-Teatro e marionetes: Plantear conflitos e modos de resolve-los mediante as marionetes aporta pautas de comportamento ao imitar.

Quando se consegue compreender a sim mesmo, é mais fácil compreender aos outros. Por isso, esta inteligência está ligada à Inteligência Interpessoal, também conhecido como I.Social e que se define como a capacidade de nos relacionar com os demais, de saber conectar com suas emoções interpretando suas necessidades, empatizando.

Psicólogos, terapeutas, políticos, empresários, advogados, vendedores, comunicadores, policiais… são exemplos de profissões nas quais se destacam essa capacidade.

empatia

São pessoas que dominam as relações sociais, que estão abertos a escutar opiniões diferentes às suas e a ver as coisas desde diferentes pontos de vista. Tem normalmente muitos amigos e estratégias para solucionar conflitos logrando influir positivamente nos demais.

Tanto a I. Intrapessoais como a Interpessoal são de elevada importância para triunfar na vida pessoal e professional e não devem ser consideradas de menor importância, se não, como predica Gardner, complementárias ao resto das inteligências.

Lembre-se que se deseja trabalhar as emoções do teu filh@, na Eurekakids temos diferentes brinquedos e jogos que podem te servir de ajuda.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *