Os segredos para organizar as melhores férias de verão em família

Aproximam-se as férias de verão. Embora esta seja a melhor época do ano para desfrutar de tempo de qualidade em família, muitos adultos abordam-na com um certo pânico. O que é que vamos fazer com as crianças durante todo este tempo? Onde é que as vamos deixar enquanto estivermos a trabalhar? Como é que nos vamos organizar para conseguir fazer tudo, se já temos dificuldade em fazê-lo quando estão na escola? Como é que fazem as outras famílias? Todas estas dúvidas e dores de cabeça causam-nos grande ansiedade, mas devemos ser capazes de dar a volta a estes sentimentos.

É por isso que este ano o nosso objetivo vai deixar de ser “sobreviver ao verão” e vamos transformá-lo numa oportunidade para estar juntos, abrandar o ritmo, desfrutar dos pequenos momentos e fazer todas aquelas coisas que a rotina diária não nos permite fazer.

O planeamento e rotina serão duas das principais chaves para o conseguir.

Como planear a nova rotina familiar de verão?

1. Fazer um planeamento geral por semanas do calendário de verão

Inclua as suas férias, as férias do seu parceiro e dos outros adultos que vão fazer parte da vida das crianças durante o verão. Planear as atividades em que as crianças irão participar durante estas semanas: escola de verão, acampamentos… e definir claramente com quem irão ficar quando não estiverem consigo ou a participar em atividades.

2. Partilhar e comentar este calendário com eles

Envolva-os na organização familiar e deixe-os escolher certos aspetos do seu horário. É importante que participem na elaboração das suas rotinas e obrigações – fazer a cama, pôr a mesa, ajudar na cozinha, higiene pessoal – e que continuem a fazê-las durante todo o verão.

3. Colocá-lo num local visível e de fácil acesso para todos

Fazer um calendário não faz sentido se não for utilizado. Assim, tê-lo-á sempre à mão quando precisar dele. Permitir-lhe-á acompanhar melhor as atividades planeadas e facilmente perceber se está a cumpri-las.

Fazer este calendário com antecedência dar-lhe-á a tranquilidade necessária para organizar os tempos livres da sua família e planear a nova rotina diária. Isto é essencial para que as férias de verão sejam um sucesso em todos os sentidos.

4. Evite o caos e a falta de rotina. Estes são os principais perigos do verão

Evitar o caos e a falta de rotina não significa ser inflexível. É necessário deixar certa margem de improvisação e espontaneidade, pois é aqui que nascem muitos dos melhores momentos em família. De qualquer das maneiras, tente sempre garantir que esta exceção não se torne a regra e reajuste os horários e obrigações de acordo com as necessidades do vosso dia-a-dia.

Com este calendário em mãos, alguma margem de espontaneidade e medidas de controlo para evitar que o caos se apodere do seu dia-a-dia, terá a base perfeita para contruir um grande verão em família.

Ideias para desfrutar do verão em família

A melhor coisa que se pode fazer para desfrutar do verão em família é não complicar demasiado. Já dedicou muito tempo a elaborar um calendário de rotinas e organizar as atividades em que vão participar. Agora já pode relaxar um bocado.

Portanto, quando estiver a pensar nos tempos livres, tenha em mente que, para eles, a melhor atividade é aquela que fazem juntos. Não lhes interessa se fazem a volta ao mundo em hotéis de 5 estrelas ou se passam a tarde a jogar jogos de mesa. O que eles querem é passar tempo consigo e que durante uns dias não lhes diga “Agora não posso, tenho de trabalhar”.

Aqui estão algumas ideias para fazerem deste o melhor momento das vossas vidas:

1. Façam uma lista com as coisas que gostam de fazer e partilhem entre todos

O que gosta de fazer no vosso tempo livre? Se você gosta, talvez eles também gostem. De qualquer forma, ao saberem as coisas que gostamos, passam a conhecer-nos um pouco melhor, o que irá melhorar a comunicação. Partilhe com eles os seus passatempos, diga-lhes porque é que gosta deles e encoraje-os a fazer o mesmo com os deles. Não só partilharão bons momentos juntos, como terão muito mais para falar no futuro.

2. Falem muito. Escutem-se uns aos outros. A qualquer momento: a caminho da praia, depois do jantar, e onde quer que seja!

Partilhar as atividades de que mais gosta dar-lhe-á muito para falar e ajudá-lo-á a restabelecer a ligação. Muitas vezes durante o ano esquecemo-nos de falar sobre as coisas e distanciamo-nos das pessoas que temos mais perto. Limitamo-nos a “como foi a escola?”, “correu bem?”, ou “o que é que aprendeste?”, perguntas que os nossos filhos respondem com monossílabos enquanto pensam em outras coisas.

3. Descanse. Dedique alguns momentos para si.

 É importante que aproveite o verão para passar tempo de qualidade em família, mas também é importante que aproveite para passar tempo de qualidade consigo mesmo. Mas atenção, não exagere. Descansar não se deve tornar em não fazer nada durante o dia todo. Encontrar tempo para a autorrealização vai ajudá-lo a estar menos estressado e irritável e a desfrutar muito mais da sua família. Verá como a sua atitude positiva influenciará os outros.

4. Deixe-os aborrecer-se: não se pode planear atividades para as férias de verão inteiras

 Não só é impossível planear uma atividade para cada momento, como também é contraproducente. O aborrecimento torna-os mais criativos e ajuda-os a serem mais reflexivos. Devem aprender a autogerir o seu tempo livre de forma positiva e construtiva, a descobrir as atividades que lhes são mais gratificantes, a criar e imaginar os seus próprios jogos e a estar com eles mesmos.

5. Desfrute dos pequenos momentos.

Embora deva fazê-lo durante todo o ano, ao estar de férias facilitará a sua observação. A vida esta cheia de pequenos momentos extraordinários e a maioria deles é vivida nos momentos mais simples do dia-a-dia.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *