Trabalhos manuais com crianças: vamos aprender a coser!

Há algumas décadas, todas as escolas e centros educativos incluíam a costura entre as matérias que ensinavam aos seus alunos, especialmente às crianças. Naquela altura, aprender a coser era quase uma obrigação e ensinava-se de forma metódica e rigorosa para que fosse útil para a vida diária doméstica.

Todos sabemos que, na atualidade, os “lavores” já não são obrigatórias na escola e, menos ainda, de forma separada entre rapazes e raparigas. No entanto, isto não significa que aprender a coser não seja uma atividade benéfica, que podemos realizar em casa, num ateliê ou numa sala de aula. Este é um trabalho manual perfeito para levar a cabo com crianças, divertido e ameno, com múltiplas vantagens.

Aprender a coser favorece o desenvolvimento da motricidade fina, melhora a coordenação entre as mãos, os dedos e a vista, ajuda na concentração e na criatividade, é uma forma ideal de manter as crianças entretidas durante horas e aumenta a auto-estima.

Nos últimos anos, o auge da filosofia Do it yourself (DIY) tem levado a que mais pessoas queiram aprender a coser tanto para solucionar pequenos inconvenientes diários (um botão que cai, um fecho que é preciso substituir…) como para criar a sua própria roupa e complementos. Cada vez são mais habituais os tutoriais que mostram experiências criativas de costura, em todo o tipo de materiais e tecidos. A costura está na moda! E para as crianças também: na Internet é possível encontrar imensas ideias para ensinar os mais pequenos a coser com tecido, cartão, plástico…

Também são muitos os brinquedos para aprender a coser, especialmente pensados para evitar os únicos “inconvenientes” desta atividade: as picadelas. Incluem linhas, tecidos, agulhas e moldes totalmente seguros para as crianças.

O nosso Kit para tecer uma bolsa é um ótimo exemplo. Com ele é possível aprender a fazer um bolsa de tecido já que inclui todos os elementos necessários: agulhas, molde, instruções e novelos de lã de várias cores.Kit para tejer un bolso Eurekakids

http://www.eurekakids.pt/brinquedo/eurekakids/kit-para-tricotear-uma-bolsa (foto 2)

Na mesma linha, o Kit Weave a bag é a forma mais divertida de aprender como funciona um tear. A ideia é utilizá-lo de início para tecer uma bolsa, mas uma vez aprendido o funcionamento, pode-se criar muitas outras coisas. Os dois kits são recomendados para crianças a partir de 8 anos.

telar-weave-a-bag

E, finalmente, a Sentosphère mostra-nos que as artes manuais com tecidos e linha também podem servir para criar outros elementos. O Ateliê de lã e feltro e o kit Adornos de lã azul e verde são dois exemplos de produtos para explorar ao máximo todas as possibilidades da lã e do feltro, criando pulseiras, colares, broches…

adornos-de-la-azul-e-verde

Estes e muitos mais brinquedos de costura, como as máquinas de coser infantis e os ateliês de trabalhos manuais poderão ser encontrados na Eurekakids. Já não há desculpa para que as crianças não aprendam a coser!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *