Método Montessori: origem e objetivos

Há muitos pais e mães que apostamem que os seus filhos e filhas possam crescer num ambiente de aprendizagem base a do no método Montessori. Este sistema fomenta a autonomia do mais pequenos, estimula a sua curiosidade, promove a socialização, o respeito e a solidariedade. E para torná-lo possível em casa, não só existem os brinquedos Montessori, mas também podemos adequar os espaços em que crescem os nossos meninos emeninas. Hoje, mais precisamente, vamos falar de como preparar um quarto seguindo a filosofia do método Montessori.

Quartos Montessori: simples, arrumadas e agradáveis

O ambiente onde os rapazes e raparigas vivem e se interrelacionam com eles mesmos e como mundo é muito importante para esta metodologia educativa. Por isso, é fundamental poder dispor de espaços livres de obstáculos, arrumados, onde tudo esteja ao alcance da mão de cada criança. Definitivamente, é importante criar um lugar que lhe permita mover-se livremente e ser autónomo. E isso é aplicável tanto a o sítio onde brinca como a sua zona de descanso. O objetivo é conseguir que os mais pequenos possam crescer e desenvolver-se sem uma dependência excessiva do adulto e que se sintam livres para explorar. Por tudo isso, construir um ambiente favorável para dar lugar a tudo istoé essencial.

Os brinquedos Montessori fomentama aprendizageme o desenvolvimento autónomo dos seus filhos

As regras a cumprir

Uma das normas fundamentais a cumprir a criar um quarto que segue o método Montessorié que seja um espaço simples, sem elementos excessivos que distraiam e desconcentrem. Nada de atestar o quarto com uma grande quantidade de brinquedos e trastes: este método educativo aposta em minimizar.

Outra das regras é que tudo deve estar arrumado no seu lugar e os móveis e elementos decorativos devem ser acessíveis para os mais pequenos para que eles mesmos os possam guardar ou apanhar. Isto ajudá-los-á a desenvolver a sua autonomia e a sua capacidade de explorar e descobrir. Além disso, e relativamente à decoração, é importante que os tons e cores do quarto sejam suaves e predisponham para a calma. A simplificação do ambiente, tanto no número de elementos como na gama cromática escolhida, ajudará a construir um espaço agradável e estético.

Também se recomenda que, se colocarmos desenhos, gravuras ou imagens nas paredes do quarto, estes estejam relacionados com a natureza e o mundo real. Por exemplo, podemos procurar desenhos ou gravuras de animais, plantas ou mapas. Desta maneira, também ajudamos a despertar a curiosidade por descobrir o mundo. E outro elemento importante: colocar no quarto um espelho que o ajude à autodescoberta, além de facilitar-lhe o processo de vestir-se, por exemplo.

Quartos pouco carregados, arrumados e com brinquedos e jogos Montessori

Móveis essenciais e como escolhê-los

Um dos elementos de mobiliário chave para um quarto é a cama. O método Montessori recomenda que esta seja suficientemente baixa para que os seus filhos possam subir sozinhos. Da mesma maneira, o armário deve dispor de cabides acessíveis e visíveis, por tanto, é preferível que não tenha porta. De novo, o objetivo é fomentar a autonomia dos rapazes e raparigas na hora de escolher a sua roupa e vestir-se. O mesmo critério é válido para as estantes e outros elementos de armazenagem: colocados à sua altura e como conteúdo bem visível. Se por algum motivo isto não for possível, recomenda-se usar cestas, é preferível a gavetões, e marcá-las com desenhos explicativos para que os mais pequenos entendam o que contém cada uma. Como dizíamos, a arrumação é muito importante nesta filosofia educativa, por isso os mais pequenos deverão colaborar ativamente a apanhar tudo o que usam e a arrumar onde estava. Escolher móveis à sua medida será uma boa maneira de os ajudar a levar a cabo esta tarefa.

A madeira é um material muito utilizado para construir os brinquedos educativos Montessori

O que deve evitar

Como lembrete do que dissemos anteriormente, estas são algumas das coisas que deve evitar num quarto infantil, se quer seguir a metodologia Montessori para o organizare decorar:

  1. Evite carregar o quarto de elementos: nem muitos móveis, nem muitos brinquedos. Menos é mais é um bom lema a ter em mente.
  2. Eviteas corese os tons berrantes: madeira natural, cores suaves e espaço para que seja possível para brincar. Essas são las chaves ganhadoras.
  3. Evite que os móveis sejam inacessíveis aos seus filhos: o quarto é para eles, para que possam brincar livremente e por isso tudo deve estar ao seu alcance. Facilitar-lhes o acesso às suas coisas permite-lhes crescer, desenvolver-se com autonomia e ser independentese livres para explorarem e se divertirem.

Se gostou deste artigo e tem interesse em descobrir mais sobre o método Montessori, convidamo-lo a conhecer também os jogos e brinquedos Montessori disponíveis no nosso catálogo e loja on-line. Nesta secção, encontrará brinquedos Montessori de madeira e brinquedos Montessori para bebé, entre muitas outras opções.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *