Atividade para o Dia do Livro e o Dia da Mãe: Cartão deslizante com PlayMais

Aproximam-se duas datas especiais: o Dia do Livro e o Dia da Mãe. Para isso, pensámos numa divertida atividade realizada com o PlayMais, um material novo composto por flocos de milho natural que dará asas à imaginação dos mais pequenos. É muito fácil e divertido. Vamos começar!

Para esta atividade precisamos de:

  • PlayMais
  • Cartolinas coloridas ou estampadas DIN A4
  • Papéis coloridos de qualquer tamanho
  • Tesoura
  • X-ato
  • Régua
  • Cola em stick ou cola branca
  • Esferográfica, lápis e borracha
  • Marcadores coloridos
  • Paus de gelado de madeira
  • Conjunto de perfuradores

Passo 1: Criamos uma rosa com o PlayMais. Pegamos numa peça vermelha PlayMais que se irá utilizar como “pistilo”. De seguida, pegamos em mais peças da mesma cor e alisamo-las um pouco, para conseguir a forma de pétala. As peças de PlayMais caracterizam-se por se tornarem pegajosas se forem humedecidas, pelo que deveremos humedecer um pouco as peças em forma de pétala e irmos colocando-as em redor do pistilo. Nós fizemos isso em camadas de 4 pétalas e um total de 4 camadas. Para criar as suas folhas, é só necessário alisar mais duas peças, neste caso, verdes, e cortá-las em forma de folha.

Veja neste vídeo como se montam os flocos de PlayMais: Clique aqui

Passo 2: Depois de dobrar uma cartolina branca DIN A4 a meio, criando a base do cartão, desenhamos e recortamos na cartolina rosa a moldura que iremos colar na capa. Fizemo-lo com 1 cm de largura e, como podem ver na foto, só precisámos de metade da cartolina.

Passo 3: A parte de cartolina que sobra do interior da moldura, colamo-la na página anterior, onde iremos escrever a mensagem. Para ficar mais bonito, recomendamos a utilização de um x-ato, sempre com a ajuda de um adulto.

Passo 4: Recortamos um retângulo na capa do cartão para poder deslizar o marcador de livro com mensagem. Fizemo-lo em 10 x 1 cm.

Importante: Lembre-se de não recortar até ao bordo da cartolina, é necessário respeitar o centímetro de margem que a moldura ocupa.

Passo 5: Colamos a rosa no extremo superior do pau de gelado e escrevemos nele uma mensagem para o transformarmos num original marcador de livro. Recomendamos que a mensagem escrita no pau de gelado seja continuada pela mensagem que apareça ao deslizá-lo, será mais engraçado.

Passo 6: Uma vez redigida a mensagem interior, só resta criar as decorações finais com os furadores. Devido à ocasião, optámos pelos corações, mas existem muitas mais formas para poder decorar: borboletas, folhas, flores, sóis, etc.

E… Já terminámos! Fácil, não é? Com PlayMais podem-se criar figuras extremamente originais e criativas. Utilizámo-lo para criar as flores destes bonitos cartões para oferecer a amig@s especiais no Dia do Livro, ou para arrancar um sorriso às mamãs no seu dia.

Se gostou desta atividade e a fez em casa, queremos ver o resultado! Partilhe a experiência no Instagram e Facebook com o hashtag #eurekakidsdiy.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *