Quais canções são mais adequadas para fazer um bebe dormir?

Dormir um bebê recém-nascido é uma batalha que os novos pais passam. Durante os primeiros meses de vida, o bebê está em processo de adaptação ao ambiente externo, causando alterações no ritmo da vida familiar e refletindo-se especialmente nas horas de sono, tanto do bebê quanto dos pais.

É por isso que incorporar música na rotina do bebê é essencial. Embora não haja uma regra universal que estabeleça quais músicas são as mais apropriadas para ajudar o bebê a adormecer, está cientificamente provado que existem tons e seqüências harmônicas que ajudam a acalmar a respiração, reduzir os batimentos cardíacos e favorecer as condições de sono.

Estudos de várias universidades dos Estados Unidos mostram que a razão pela qual a música tem a capacidade de acalmar os bebês é porque ela atua diretamente no seu sistema límbico (local do cérebro onde residem nossas emoções), provocando o sono no corpo e na mente .

Para conseguir este efeito, é essencial tocar uma música de ritmos lentos e suaves e estímulos relaxantes.

Agora, cada bebê é um mundo e cada um deles tem suas preferências musicais. Por esta razão, os pais devem tentar diferentes tipos de melodias para encontrar o que causa um maior efeito relaxante no bebê.

Felizmente, as músicas para bebês que mais influenciam no equilíbrio do seu sono são totalmente gratuitas! Verificou-se que a música que tem um impacto maior sobre eles é o que seus pais cantam antes de irem dormir. Quando o bebê ouve uma voz familiar com a qual ele compartilha um vínculo afetivo tocando sua música favorita, ele tende a dormir mais e melhor do que com a música do CD.

Mesmo assim, sabemos que é impraticável cantar por horas e, portanto, recomendamos uma série de propostas musicais ideais que também se caracterizam por promover altos níveis de relaxamento e uma sensação de bem-estar:

Música clásica

A música clássica tem o poder de melhorar os processos cognitivos tanto de bebês como de adultos (efeito Mozart) e também tem as condições ideais para promover o sono. Composições de Beethoven, Schubert, Vivaldi e Bach também são uma boa escolha como música para dormir um bebê.

Melodías de piano

Ouvir melodias tocadas por um piano alivia o estresse do bebê e melhora seu bem-estar emocional. Portanto, elas são ideais para limpar e relaxar a mente do bebê, contribuindo para a criação de condições favoráveis ​​ao sono.

Além disso, a maioria das músicas dos filmes da Disney foi adaptada ao piano, convertendo as músicas infantis em poderosas ferramentas de relaxamento. Nós gostamos especialmente das versões de “Can you feel the love tonight” de Rey León e “Colors of the wind” de Pocahontas, apesar de todas serem ótimas.

Versões instrumentais de hits atuais

A versão instrumental de algumas músicas encontradas e mais tocadas atualmente também pode ser uma forma eficaz de promover o sonho do bebê. Algumas das versões instrumentais que amamos são “We don’t talk any more”de Charlie Puth, “With or without you” do U2, “Photograph” de Ed Sheeran e “Love Yourself” de Justin Bieber

Música de relaxamento

A categoria “música de relaxamento” inclui qualquer composição focada em gerar estados de tranquilidade mental nas pessoas, independentemente de sua idade. No Spotify, por exemplo, existem milhares de listas de reprodução de melodias suaves.

Como você pode ver, existem muitos estilos musicais que podem funcionar. Agora, você deve apenas tentar encontrar a música favorita do pequeno.  Acabaram as noites mal dormidas!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *