Fantoches: muito mais que um brinquedo educativo

Os fantoches são um tipo de brinquedo que nunca passa de moda. As crianças brincavam com eles nas gerações mais remotas: já no ano 2.000 a.C. se utilizavam no Antigo Egito! Espalharam-se rapidamente pelo mundo até se tornarem num brinquedo universal. Todas as civilizações ao longo da história utilizaram fantoches para representar o seu modo de vida ou as suas crenças… até chegar aos nossos dias, em que continuam a ser um brinquedo fundamental em todas as etapas da infância.Teatro marionetas

Se os fantoches conservaram a sua existência até à atualidade, não é por acaso: são um brinquedo que entretém muito e, ao mesmo tempo, muito benéfico para o desenvolvimento das crianças.

Em primeiro lugar, permitem o desenvolvimento de algo fundamental na infância: a criatividade e a imaginação. A maioria das crianças utilizam-nos para criar as suas próprias histórias e desenvolvê-las, inventando personagens, cenários, aventuras… o que permite que a imaginação não deixe de voar em nenhum momento. E a brincar com fantoches não há nenhum limite, além da própria capacidade de inventar de cada criança.

Precisamente por esta necessidade de criar histórias, são um brinquedo ideal para aumentar a capacidade de atenção e a concentração. Na maioria dos casos, as crianças são capazes de passar horas numa atividade relacionada com os fantoches, concentrando-se muito para poder desenvolver uma história coerente.

CaperucitaBrincar com fantoches também é uma forma de educar valores fundamentais, como a tolerância, a empatia, a generosidade, a bondade, a honestidade, a paz… A maioria dos contos tradicionais ou das representações contemplam estes valores e promovem-nos, pelo que se tornam não só num brinquedo ideal para momentos de ócio, mas também numa fonte de aprendizagem muito útil para o futuro.

E, finalmente, os fantoches têm ainda outros benefícios relacionados com a aprendizagem das crianças, que, sem se darem conta, ampliam o seu vocabulário, estimulam a compreensão das situações que os rodeiam, trabalham a lógica e desenvolvem a memória. Muitos especialistas consideram que têm um valor terapêutico muito importante para aquelas crianças que costumam ter problemas para falar ou são muito tímidas.

Além disso, não podemos esquecer que os fantoches são um brinquedo ao alcance de todas as crianças, possivelmente o mais acessível que existe. Com qualquer coisa se pode fabricar um títere ou um teatro (papel, cartão, saco de plástico, tecido, plasticina…), só é necessário um pouco de imaginação. São atividades manuais perfeitas para um domingo em casa! E se preferimos comprar os fantoches para os nossos filhos, existem muitas hipóteses, de todos os tipos e orçamentos. Na Eurekakids, por exemplo, oferecemos fantoches que representam animais, personagens de contos… de marcas como Eurekakids ou Kaloo. Também dispomos de bonecas e peluches.

Teatro EurekakidsRepresentações de fantoches

Os fantoches são brinquedos de primeiro nível; artigos de que gostam os pais pelo seu valor educativo e as crianças porque são divertidos e dinâmicos. No entanto, os seus benefícios e possibilidades não terminam aqui. Convém não esquecer que, de vez em quando, é muito bom que as crianças assistam a funções de teatros de fantoches: uma forma de se entreterem muito menos habitual do que o cinema, a televisão ou os videojogos, mas com um enorme valor pedagógico.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *