Chegando o bom tempo, é hora de piquenique!

Quando o bom tempo chega, temos vontade fazer atividades ao ar livre com as nossas crianças. Um excelente plano é organizar um dia no parque ou no campo, pois será, certamente, uma ótima experiência de contacto com a natureza para todos, mas especialmente para os mais pequenos. Além disso, um piquenique é um algo emocionante por si só: para os mais pequenos ir comer ao parque, estender uma manta sobre a erva e utilizar a lancheira infantil e os talheres de plástico é uma verdadeira aventura, ainda que estejam muito perto de casa.

Com algum planeamento e organização, preparar um piquenique será mais simples do que poderá parecer à primeira vista. De seguida, iremos dar-lhe algumas dicas importantes para que tudo corra bem durante este dia fora de casa.

O espaço

Ao escolher o lugar do piquenique, é preciso ter em conta que deverá ser um local com sombra, com espaço suficiente para os mais pequenos brincarem e jogarem, e sem possíveis perigos, como podem ser um rio de fácil acesso, um terreno muito acidentado, um precipício.

Se possível, tente ficar perto de uma fonte e verifique logo onde pode colocar o lixo no fim.Picnic

A comida

É importante pensar bem na comida do piquenique que vai levar, por isso damos-lhe uma ajuda nessa tarefa. Convém que sejam comidas fáceis de preparar e transportar (sem molhos nem líquidos), mas também que sejam fáceis de comer (se se puder pegar com as mãos, ainda melhor).

Dê preferência a alimentos frescos e leves nos dias mais quentes. É necessário ter em conta que, com o calor do verão, aumentam as possibilidades de certas bactérias, como a salmonela, se propagarem com maior facilidade. É por isso que os alimentos devem ir bem refrigerados, especialmente se levar alimentos com ovo. Não misture no mesmo recipiente alimentos crus e cozinhados, para evitar contaminações cruzadas.

Uma boa ideia é preparar aperitivos para picar, dado que é uma excelente forma de entreter as crianças enquanto “prepara a mesa”. Uma quiche, empadas ou omeletes são pratos simples e que se podem comer frios. Além disso, são fáceis de levar e não são necessários talheres.

As sandes de pão de forma são ideais para um piquenique com crianças. E há tantas combinações possíveis: umas mais simples, como fiambre e queijo ou atum com tomate, outras mais elaboradas com alface, rúcula, salmão, queijo de barrar de untar, entre outras.

As saladas frescas de massa, de arroz ou cuscuz são outra alternativa muito recomendada já que são pratos muito completos e que podem incluir alimentos diferentes (atum, fiambre, ovo cozido, alface, tomate, delícias do mar, frutas frescas como ananás ou maçã, etc). O único “senão” são os molhos que lhes juntamos. Se optar pela maionese ou molho cocktail, é melhor juntá-lo no momento de consumir as saladas, tendo o cuidado de levar estes molhos bem acondicionados, recorrendo a bons termos e lancheiras e por exemplo.

Pode ainda levar uma cesta com uma variedade de queijos, presunto, paio e outros enchidos. Os frutos secos, como nozes, amêndoas, avelãs ou pistachos também podem ser uma boa opção. São um alimento saudável, energético e que nos sacia o apetite.

Para sobremesa, uma das melhores soluções é a fruta. É muito cómodo transportá-la, limpá-la e comê-la. Como se isso não bastasse, é extremamente saudável e ajuda a hidratar. Uma sugestão é preparar uma salada de frutas com diferentes frutas de temporada. Para os mais gulosos, leve um bolo caseiro, sem cobertura ou recheios, como um pão-de-ló, um bolo de cenoura ou um bolo de iogurte.

Com crianças pequenas, nada melhor que usar uma lancheira de bebé, para levar convenientemente a sua comida, mantendo-a na temperatura adequada e preservando os seus nutrientes, sabor e qualidade. Neste caso, tem uma grande ajuda de marcas como Miniland baby, Skip Hop, 3 Sprouts, Bebédue ou Babymoov.fiambrera-lunch-box-zoo-ladybug

As bebidas

Relativamente às bebidas, é essencial levar água fresca, sumos, batidos de frutas e refrescos sem gás para os mais pequenos. Sugerimos que leve um termos com café ou chá para o fim da refeição. Ao chá pode ser adicionado limão e gelo, passando a ser uma bebida fresca bastante agradável.

Os utensílios necessários

  • Manta para se deitarem no chão.
  • Faca de serra para cortar o pão.
  • Pratos, talheres e copos de plástico.
  • Saladeiras ou pratos fundos para as saladas.
  • Guardanapos de papel.
  • Panos de cozinha.
  • Geleira com cubos de gelo ou acumuladores de gelo para manter as bebidas frescas.
  • Sacos para pôr o lixo.
  • Termos com café ou chá.
  • Lancheiras e termos para bebé, com a respetiva comida.

Outras recomendações

Além de levar a comida, a bebida e tudo o que é necessário para o piquenique, não deve esquecer-se do protetor solar, de um boné ou lenço para a cabeça das crianças, uma muda de roupa, um casaco para o caso de ficar frio e algum brinquedo simples e leve. Uma bola insuflável pode ser suficiente, pois os paus, as folhas das árvores, as pedras e muitas outras coisas que poderá encontrar no local converter-se-ão nos melhores brinquedos.

Antes de abandonar o local, é preciso verificar se deixa tudo como encontrou: recolha o lixo e os desperdícios com a ajuda das crianças e leve tudo aos respetivos contentores de reciclagem. Esta é a melhor maneira de ensinar os mais pequenos a respeitar o meio ambiente.

Este tipo de atividade é sinónimo de diversão em família, mas também fomenta a união e o diálogo entre os diferentes elementos. É uma ótima oportunidade para inculcar nas crianças valores como o gosto e o respeito pela natureza.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *