5 conselhos para escolher uma boa mochila porta-bebés

Se está à procura de uma mochila porta-bebés, é possível que algumas dúvidas o assaltem: Que mochila é melhor? Até quando a posso usar? Em que postura deve ir o bebé? Na Eurekakids, ajudamo-lo a escolher a melhor mochila porta-bebés para que tanto pais como filhos estejam bem cómodos. De seguida, indicamos-lhes 5 conselhos-chave para que faça a melhor escolha:

1. A mochila deve ser ergonómica

Existem muitos tipos de mochilas porta-bebés e uma imensidão de marcas, posturas, e as dúvidas aumentam à medida que começamos a procurar. É essencial que o bebé tenha uma posição correta e saudável, ou seja, uma posição ergonómica. Uma mochila porta-bebés ergonómica garante a postura fisiológica das pernas e ancas da criança, já que vai sentada na posição de rã e não pendurada. As costas também adotam a postura natural do bebé em forma de C, nos porta-bebés ergonómicos podemos segurar a cabeça do recém-nascido.

Além disso, uma boa mochila porta-bebés não deve carregar todo o peso do bebé nos seus genitais, nem deve fazer com que as suas costas permaneçam direitas nem as pernas esticadas. Esta situação provoca uma pressão contínua na cabeça do fémur que pode provocar displasia de anca.

Babybjörn-one2. Escolha a mochila de acordo com a idade do bebé

É importante ter em conta a idade da criança para escolher bem o tipo de mochila de que necessita. Se se trata de um bebé recém-nascido, ao não ter nenhum tipo de tónus muscular, necessitamos de uma mochila que o envolva de maneira natural, sem o pressionar e que lhe segure a cabeça. Se, por outro lado, vamos começar a utilizar a mochila porta-bebés a partir dos 6 meses, não é necessário que todos esses reforços especiais.

Por sorte, no mercado encontramos mochilas que nos permitem utilizá-las desde o nascimento, até aos 3 anos, como a mochila porta-bebés multifuncional de BabyBjörn. Também há mochilas para faixas etárias mais baixas, normalmente até 1 ano, quando o bebé já pesa uns 10 kg. Por isso, é recomendável ter em conta a idade da criança que se pretende transportar na mochila porta-bebés.

Babymoov portabebés fisiológico3. Tenha em conta o uso que lhe irá dar

A escolha da mochila depende de quem as irá utilizar. No caso de a usarem os dois progenitores, é melhor escolher uma mochila porta-bebés maior, já que os sistemas de suporte podem ser modificados. Também se tanto o pai como a mãe vão usá-la, é melhor optar por um design mais neutro. É uma questão puramente estética, mas todos gostamos de nos sentir bonitos e cómodos com o nosso bebé!

Se vai utilizar a mochila diariamente, escolha um modelo bem cómodo também para si, que se adapte ao seu corpo como o porta-bebés da Babymoov, com sistemas de cintos que se adaptam ao corpo do adulto. Se, por outro lado, só a vai usar ocasionalmente, talvez lhe interesse uma mochila que possa dobrar e guardar numa bolsa, para a poder levar na bolsa do bebé em caso de necessidade.

Babybjörn miracle airy mesh4. A postura dos pais é fundamental

Uma mochila porta-bebés deve ser cómoda para o pequeno, mas também para os pais. Como vimos anteriormente, a mochila deve adaptar-se às costas dos pais graças aos distintos sistemas de suporte e cintos. Por exemplo, há mochilas porta-bebés com suporte lombar, como a mochila Miracle Airy Mesh da BabyBjörn.

A mochila deve segurar o bebé a uma altura um pouco alta, a suficiente para poder dar-lhe um beijo sem muito esforço e, por outro lado, mantê-lo bem colado ao corpo, para assim suavizar o balanço e ser mais cómodo para o adulto, já que o peso se distribui melhor sobre as ancas e não se sobrecarrega a zona lombar.

Repare nas tiras da mochila, que sejam suficientemente largas para que não se prendam e distribuam bem o peso, e que não rocem na zona do pescoço. Leve o tempo necessário para escolher bem o tamanho da mochila porta-bebés para que seja o mais confortável possível.

Ergobaby5. Repare nos detalhes

Chegados a este ponto, com certeza que já tem claro como vai ser a porta-bebés que vai escolher. No entanto, a oferta é tão variada que talvez se decida por pequenos detalhes. Por exemplo, é interessante que tenha algum bolso pequeno para guardar a chupeta e outros acessórios. Veja se as alças não são totalmente lisas, pois deste modo segurar-se-á melhor a mala no caso de a levar.

Claro que pode ainda optar pelo já conhecido e muito apreciado pano porta-bebés, que, apesar de ser muito simples, tem também muitas versões. Neste caso, a sua comodidade, o conforto da criança e a facilidade de colocação e uso são aspetos a ter em conta. São já muitos adeptos do pano para transportar o bebé, seja em formato de sling de bebé, de lenço para atar ou lenço com anel. Este método de transporte de bebés é tradicionalmente usado em muitas culturas e é considerado muito benéfico para a criança e funcional para os pais.

Como vê, existem muitos modelos e possibilidades por onde escolher no catálogo de mochilas porta-bebés da Eurekakids. Por qual se decide? Gosta de levar o seu filho bem perto do corpo neste tipo de mochilas ou cangurus de bebé?

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *